Alpiarça quer replicar projecto que combate problemas dos alunos
A frase "Nunca desistimos", inscrita no topo de uma janela do Gabinete de Apoio ao Aluno na Escola José Relvas, em Alpiarça, serve de "máxima" a um projecto nascido há uma década para resolver o absentismo e o abandono escolar.
A experiência foi uma das iniciativas partilhadas no I Encontro da CPCJ/Agrupamento de Escolas de Alpiarça "Promoção e Protecção dos Direitos das Crianças e Jovens em Contexto Escolar", que se realizou esta quarta-feira, 19 de Outubro, na Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça.
Trata-se de um desafio às escolas do distrito de Santarém para que se reúnam em projecto-piloto e, num período de quatro anos, tenham resposta para os casos de indisciplina, absentismo e abandono escolar dos seus alunos.
O Gabinete de Apoio ao Aluno (GAA), que começou por ser um projecto de intervenção a funcionar na Sala de Professores, mobiliza actualmente uma equipa de sete pessoas (cinco professores dos vários ciclos de ensino e a psicóloga do Agrupamento, além do coordenador).
Há também uma rede de parceiros - CPCJ, associação de pais, Gabinete de Apoio à Família da Câmara Municipal, centro de saúde, Fundação José Relvas e Associação Independente para o Desenvolvimento Integrado de Alpiarça.
Na pequena sala destinada ao GAA, são acompanhados cerca de 10% do total de perto de mil alunos do Agrupamento, respondendo a situações pontuais (em que frequentemente são os próprios alunos a bater à porta) ou a processos que normalmente as escolas encaminham para as CPCJ.