Sociedade | 04-11-2016 12:14

Feira do Cavalo na Golegã até 13 de Novembro

Feira do Cavalo na Golegã até 13 de Novembro
CERTAME

Será inaugurada este sábado uma exposição de antevisão do Museu Nacional do Cavalo.

A Feira Nacional do Cavalo/Feira de S. Martinho começa esta sexta-feira, 4 de Novembro, na Golegã, oferecendo ao longo de dez dias provas de todas as disciplinas equestres num evento que transforma a pequena vila “num local único no mundo”.

O certame deste ano – que junta a 41.ª Feira Nacional do Cavalo e a 18.ª Feira Internacional do Cavalo Lusitano à centenária Feira de S. Martinho – decorre sob o título de primeira “cidade europeia do cavalo”, instituída pela Rede EuroEquus, testemunho que será passado à cidade belga de Waregem (para o ano de 2017) durante um espectáculo equestre agendado para a noite de quinta-feira dia 10.

Será inaugurada este sábado uma exposição de antevisão do Museu Nacional do Cavalo, uma iniciativa da Associação de Promoção e Desenvolvimento Turístico e Cultural da Golegã (que reúne personalidades como o presidente do Conselho Europeu de Museus e directores de outros museus, como o dos Coches ou o Militar) em parceria com a câmara e que ficará instalada no Palácio do Pelourinho.

O museu, que contará com uma exposição permanente dedicada ao mundo equestre e será dotado de novas tecnologias para proporcionar uma experiência diferenciadora, irá complementar a oferta cultural da vila, juntando-se à Casa Estúdio Carlos Relvas e ao Museu Municipal Martins Correia, situado no Edifício Equuspolis, ficando muito próximo da igreja matriz (século XV).

Durante a feira estará disponível para subscrição a petição lançada na I Feira do Cavalo de Lisboa, por ocasião do Dia Europeu do Cavalo, que se assinala a 13 de setembro, para que seja instituído o Dia Nacional do Cavalo a 11 de novembro, dia de S. Martinho.

O certame contará com a visita do ministro da Agricultura na sexta-feira, dia 11, participando Capoulas Santos no lançamento do projecto de emparcelamento rural, cuja obra deverá iniciar-se em 2017, e na cerimónia que assinala os 30 anos da Agrotejo, União Agrícola do Norte do Vale do Tejo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo