Sociedade | 14-11-2016 14:28

Daniel Branco em Vila Franca de Xira para receber homenagem

Daniel Branco em Vila Franca de Xira para receber homenagem
DISTINÇÃO

Ex-presidente da câmara recebeu o galardão de Mérito Autárquico da União de Freguesias de Alhandra, Calhandriz e São João dos Montes.

Daniel Branco voltou ao concelho de Vila Franca de Xira para receber o galardão de Mérito Autárquico da Junta de Freguesia de Alhandra, Calhandriz e São João dos Montes apesar de nunca ter residido em nenhuma dessas freguesias. O actual vereador da CDU na Câmara Municipal de Oeiras aceitou a homenagem da União de Freguesias que é presidida por Mário Cantiga, também ele eleito pela CDU.

Daniel Branco esteve ligado ao concelho de Vila Franca de Xira durante muitos anos. Foi presidente da câmara entre 1980 e 1997, quando perdeu as autárquicas para a socialista Maria da Luz Rosinha, e poucos anos depois saiu do concelho para Oeiras. Hoje é raro ir a Vila Franca de Xira e assume que apenas decidiu aceitar este prémio pelo facto de já estar velho. "Alguns amigos incentivaram-me e como também já estou velho, não tive problemas em vir. É raro vir aqui, embora tenha um filho a morar em Alhandra, mas não venho nem contacto muito pois a minha vida nesse aspecto e do ponto de vista autárquico decorre por Oeiras".

O autarca diz que nunca teve "grande predisposição para aceitar medalhas", mas não quis dizer que não a quem o distinguiu. "Este galardão não é para mim mas sim para um conjunto de pessoas que trabalhou durante muitos anos pelo concelho. Creio que fizemos um trabalho positivo", disse Daniel Branco, refutando que a distinção tenha conotações políticas. "Isto não é um acto político. A própria Câmara de Vila Franca, logo após a minha saída, propôs atribuir-me uma medalha que na altura recusei, pois nunca tive nada que me levasse a aceitar. O meu trabalho é um trabalho normal e creio que não merece reconhecimento", assumiu em declarações a O MIRANTE.

Com as eleições autárquicas a aproximarem-se, Daniel Branco não esquece a derrota de 1997 e assume que gostava de ver a CDU de novo à frente do município de Vila Franca de Xira.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo