Sociedade | 03-12-2016 14:38

Factura da água baixa ligeiramente em Rio Maior depois do forte aumento

Decisão do executivo camarário cumpre o prometido há um ano pela presidente do município.

A Câmara de Rio Maior decidiu reduzir ligeiramente em 2017 o tarifário da água e resíduos, cumprindo a promessa feita pela presidente Isaura Morais (PSD) no ano passado.

Esta medida surge no seguimento do aumento substancial, e muito contestado, do tarifário em Setembro de 2015 para aumentar receitas que possibilitassem investimentos nos sistemas de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, visando reduzir as perdas de água. Essas obras ainda continuam em curso e para o próximo estão previstos mais 800 mil euros de investimento.

Apesar do aumento das receitas que se verificou ao longo de 2016, a autarquia prevê que esses serviços continuem a ter este ano um défice global da ordem dos 730 mil euros, ainda assim bem abaixo do que se verificava antes do aumento do tarifário. Até 2015, a Câmara de Rio Maior tinha um défice anual de cerca de 1 milhão de euros com os serviços de água, saneamento e lixo, sendo o sistema de saneamento básico o mais desequilibrado. Para 2017, a autarquia projecta já um resultado positivo global de cerca de 20 mil euros decorrente da exploração desses três serviços.

A revisão em baixa do tarifário foi aprovada em reunião extraordinária do executivo realizada a 30 de Novembro. A proposta considera que há margem para descer, ainda que ligeiramente, os preços cobrados pelo abastecimento da água e os preços cobrados pelo serviço de resíduos urbanos.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo