Sociedade | 31-12-2016 15:07

ASAE encerra local ilegal de assadura de leitões

Há ainda suspeitas de abate clandestino.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou, na noite de 30 de Dezembro, em Alferrarede, Abrantes, um local ilegal de assadura de leitões. Há também suspeitas de abate clandestino naquela unidade industrial.

Ao que O MIRANTE apurou junto da ASAE, os leitões eram mantidos sem qualquer equipamento de frio e sem condições de higiene e salubridade.

Em comunicado, a ASAE refere que os inspectores encontraram 83 carcaças de leitão no valor aproximado de 4300 euros. As carcaças encontravam-se penduradas, algumas dentro de viaturas não frigoríficas e outras amontoadas no chão. Nesse local, que funcionava sem licença, assava-se leitões para servir quatro postos de venda.

A investigação decorria há vários meses em consequência de uma denúncia. Da acção inspectiva resultou um processo crime por suspeita de abate clandestino e géneros alimentícios com falta de requisitos.

O proprietário, conhecido como João dos Leitões, não ficou detido por falta de perícia autorizada pelo Ministério Público.

Semelhante operação inspectiva da ASAE em Alcanena também levou ao encerramento, no mesmo dia, de outra unidade industrial de assadura de leitões por suspeita de abate clandestino.

Instaurado um processo crime, ocorreu um detido e a apreensão de cinco carcaças de leitão bem como outros utensílios utilizados no abate dos animais no valor de 400 euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo