Sociedade | 04-01-2017 17:35

Benavente aposta em lâmpadas LED na iluminação pública

Ao todo o município de Benavente prevê substituir um total de 7500 lâmpadas de iluminação pública.

A Câmara de Benavente vai instalar lâmpadas LED em todo o concelho, num investimento que pode chegar aos 1,5 milhões de euros. O município espera poupar por ano cerca de 400 mil euros. Até à data já foram instaladas lâmpadas LED nas zonas antigas de Benavente e Samora Correia.

“Fizemos um primeiro investimento com o objectivo de avaliar a substituição das lâmpadas convencionais e percebemos que há ganhos com um investimento neste tipo de lâmpadas. Substituímos cerca de 600 lâmpadas nas zonas antigas de Samora Correia e Benavente. Os peritos dizem que as LED reduzem até 75% do consumo. Nós ainda estamos a aferir, mas na prática garantimos que se consegue reduzir o consumo em 60%. Tem o mesmo nível de luminosidade mas um consumo muito inferior às lâmpadas convencionais”, referiu Carlos Coutinho (CDU), presidente da Câmara de Benavente a O MIRANTE.

O autarca assumiu que o preço das lâmpadas LED pode ser “elevado” mas a longo prazo acaba por compensar. “Durante vários anos houve uma ausência de políticas que pudessem controlar os níveis de luminosidade. As luminárias de mercúrio (convencionais) vão continuar nas zonas mais rurais, mas no futuro serão também alvo de avaliação de forma a proceder-se à sua substituição”, referiu Carlos Coutinho na reunião de câmara que decorreu na terça-feira, 3 de Janeiro.

Ao todo o município de Benavente prevê substituir um total de 7500 lâmpadas de iluminação pública.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1352
    24-05-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1352
    24-05-2018
    Capa Vale Tejo