uma parceria com o Jornal Expresso
28/03/2017
30 anos do jornal o Mirante
Assine O Mirante e receba o jornal em casa
Sociedade | 08-03-2017 15:16
Professores da Escola Profissional de Rio Maior na Lituânia
INTERCÂMBIO
Houve também tempo para visitas culturais e contacto directo com cultura lituana.

No âmbito do programa “Erasmus +” dois professores da Escola Profissional de Rio Maior deslocaram-se à Lituânia, entre os dias 12 e 25 de Fevereiro, no sentido de apreenderem e aproximarem boas práticas de leccionar no ensino profissional.

A “Vilniaus technologijų ir verslo profesinio mokymo centras”, entidade de acolhimento, preparou um programa tanto a nível de experiência de ensino como em contacto directo com empresas de elevada relevância para a região do Báltico.

Constataram que existem, em Vilnius, capital daquele país, estreitas parcerias entre o mundo educacional e o mundo do trabalho. As empresas promovem e patrocinam frequentemente cursos intensivos, apenas com a componente técnica, para os quais dispensam funcionários que vão à escola leccionar certas matérias. Os alunos destes cursos são absorvidos quase na totalidade pelas empresas promotoras, o que contribuí para uma elevada taxa de empregabilidade.

A preocupação com a educação e com as novas tecnologias é bastante marcante desde tenras idades. Os espaços de aprendizagem são cuidadosamente projectados e dispostos de forma a potenciar a apreensão das matérias. A média de idades dos formadores é muito baixa e estes encontram-se abertos à inovação. As turmas são pequenas e têm cerca de 10 alunos. Os docentes perceberam ainda que a formação profissional é muito valorizada naquele país e até procurada por jovens já licenciados.

O programa foi complementado com a frequência em conferências e workshop nas áreas das novas tecnologias, empreendedorismo e inovação. Para além da viagem de trabalho houve também tempo para visitas culturais e para contacto directo com a cultura lituana.

Comentários
Mais Notícias
    A carregar...
    Edição Semanal
    Edição nº 1291
    23-03-2017
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1291
    23-03-2017
    Capa Vale Tejo