Sociedade | 12-03-2017 16:28

GNR quer evitar carros na Cova da Iria durante visita do Papa

Papa Francisco vai estar em Fátima a 12 e 13 de Maio.

A GNR apelou aos peregrinos para utilizarem as bolsas de estacionamento que existem nas imediações da cidade de Fátima aquando da visita do Papa ao Santuário, a 12 e 13 de Maio.

O capitão da GNR Carlos Canatário pediu aos peregrinos que utilizem "as bolsas de estacionamento existente em torno de toda a cidade de Fátima", na sua intervenção durante o 5º Workshop Internacional de Turismo Religioso. "É bastante previsível que os parques de estacionamento habitualmente utilizados fiquem lotados muito tempo antes, pelo que a alternativa é parquear viaturas fora da Cova de Iria", sublinhou.

Quem utilizar estes estacionamentos, terá “transfers” para a Cova da Iria. "Não queiram ir todos para a Cova da Iria porque só vai complicar", recomendou. O responsável da GNR informou que existem "muitos acessos à cidade de Fátima" e não apenas a autoestrada. "O que aconselho é que quem pretende dirigir-se a Fátima coloque a hipótese de utilizar estradas alternativas. Todas essas estradas vão estar monitorizadas por nós, vão ter militares que vão apoiar os condutores a chegar a Fátima", referiu.

Carlos Canatário disse ainda que os acessos à Cova da Iria vão estar restritos a viaturas credenciadas a partir da manhã do dia 12 de Maio e até ao final do dia 13. "A intenção é que a partir do dia 11 de Maio à tarde passe a existir um controlo de entradas na Cova da Iria. Em alguns locais, só será permitida viaturas que tenham o dístico que existe nas grandes peregrinações".

Afirmando que são esperadas 500 mil pessoas no Santuário de Fátima, o militar referiu que a operação - que se iniciou há cerca de um ano - passa por "avaliar as características das multidões" para poder dar uma "resposta adequada às necessidades". "A GNR terá sempre presente na sua actuação estes princípios: marcar a nossa presença e dar visibilidade, prestar apoio necessário ao cidadão e garantir a segurança das eventuais 500 mil pessoas", frisou Carlos Canatário.

A partir de Abril a GNR irá lançar informações direccionadas ao público-alvo com conselhos sobre a peregrinação, para que "todos possam planear a sua vinda e estarem cientes do que vão encontrar". A GNR prevê que a afluência a Fátima comece a verificar-se no fim-de-semana que antecede o 12 e 13 de Maio. Carlos Canatário disse que as peregrinações ao longo do país, de cerca de 50 mil pessoas, "começarão a aparecer muito antes".

"Os acessos a Fátima vão ficar congestionados mas o foco da operação será essencialmente entre os dias 11 e 14 de Maio". Carlos Canatário destacou que as principais preocupações estão centradas também na "segurança de Sua Santidade o Papa Francisco e a prevenção criminal e os actos que ponham em causa o evento".

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo