Sociedade | 29-03-2017 13:58

Autarcas de Ourém acusados de lesarem Estado para tirarem dividendos políticos

Autarcas de Ourém acusados de lesarem Estado para tirarem dividendos políticos
Paulo Fonseca, João Heitor, Pedro Henriques, José Alho e Rui Vital

Ministério Público quer tirar mandato a Paulo Fonseca por quebra de confiança.

O Ministério Público quer que seja determinada a perda de mandato do presidente da Câmara de Ourém, o socialista Paulo Fonseca, porque quebrou a confiança nele depositada para o exercício das funções, ao arranjar um esquema para pagar o ordenado a um treinador de futsal de um clube com dinheiro público.

Neste esquema participaram também o então presidente da empresa municipal OurémViva e vice-presidente da câmara, José Alho, o ex-chefe de gabinete do presidente, João Heitor, o presidente da Junta de Freixianda, Rui Vital, e o treinador Pedro Henriques. São todos acusados dos crimes de peculato, em concurso aparente com o crime de prevaricação, e falsificação de documentos.

O Departamento de Investigação e Acção Penal de Coimbra, do Ministério Público, conclui na investigação que Paulo Fonseca, Rui Vital e José Alho, com a colaboração de João Heitor, arranjaram forma de contratar o treinador, que tinha passado pelo Benfica e Sporting, através da OurémViva, para um lugar de vigilante numa escola.

Pedro Henriques nunca iria exercer essas funções, como nunca exerceu, porque o objectivo era pagar-lhe 1200 euros de ordenado para treinar a equipa de futsal, do Grupo Desportivo da Freixianda, que o presidente da junta decidiu reactivar em Junho de 2011, com um treinador de renome, de modo a "colher os respectivos dividendos políticos", segundo refere a acusação.

A acusação refere que ficou decidido que o ordenado do treinador iria ser pago pelo município, através da OurémViva, atendendo à importância que a freguesia da Freixianda tinha na estratégia política e na eleição de Paulo Fonseca. O presidente da câmara, recorde-se, já tem a decorrer um outro processo para perda de mandato, no âmbito da sua insolvência pessoal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo