Sociedade | 30-03-2017 19:05

Alunos de Aveiras de Cima divertem-se a programar robôs

Alunos de Aveiras de Cima divertem-se a programar robôs
CLUBE ROBÓTICA

Para o futuro o grupo quer aumentar o número de participantes e competir em concursos de robótica.

Têm idades entre os 10 e 15 anos mas já programam códigos, constroem robôs e desenvolvem aplicações para software andróide. Nas tardes de quarta-feira, cerca de uma dezena de alunos do Clube de Robótica da Escola Básica 2/3 de Aveiras de Cima, em Azambuja, mexem em robôs e desenham aplicações que há 20 anos só técnicos informáticos sabiam fazer.

Os instrumentos que utilizam são kits Lego, próprios para crianças e especializados na área robótica. O uso dos robôs, que não são maiores que a palma de uma mão adulta, ajuda-os a desenvolver competências através de resoluções de problemas na programação.

De momento estão a criar uma maquete da vila de Aveiras de Cima onde incorporam um robô que separa o lixo, um camião, um carrossel e outros ornamentos. O Ministério da Educação premiou recentemente o projecto anual do Clube de Robótica. Um reconhecimento ao trabalho que o clube pratica e que foi recebido com grande satisfação.

Foi Rui Balcão, presidente da associação de pais, e Pedro Aparício, outro encarregado de educação, que implementaram o projecto na escola. O estabelecimento de ensino gostou da ideia e em 2010 abriu o clube. Os três filhos de Rui passaram pelo clube. O mais velho, Tomás, já deixou a escola, mas Martim e Afonso ainda ali estudam e não perdem nenhuma sessão do clube.

* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo