Sociedade | 31-03-2017 16:00

CPCJ de VFX lança plano para combater violência doméstica e negligência parental

Falta de técnicos e excesso de processos continua a ser um dos maiores problemas.

O município de Vila Franca de Xira vai implementar, ao longo dos próximos quatro anos, um plano de protecção às crianças e jovens do concelho para prevenir e reduzir os casos de violência doméstica, abandono escolar e negligência parental, considerados os mais complicados e de intervenção prioritária naquele território.

O plano foi desenvolvido pelo município e pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Franca de Xira, a oitava do país a receber mais processos dessa natureza. O documento foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 31 de Março. Tem por base um diagnóstico aos problemas e factores de risco existentes no concelho.

No último ano aumentou o número de processos activos naquela CPCJ - 558 - mais 70 que o ano de 2015. No total, em 2016, aquela entidade acompanhou 1078 processos de promoção e protecção de crianças, tendo ao serviço 10 técnicos. Carolina Carvalho, presidente da CPCJ, alertou para a falta de técnicos em permanência e de técnicos no terreno, bem como o “elevado volume processual” verificado naquela unidade.

Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, que esteve presente na sessão, lembrou a necessidade deste plano ser “mais preventivo” e menos reactivo, reforçando a capacidade de actuação da CPCJ e dos seus parceiros.

“Tem sido nossa prioridade o reforço dos mecanismos de apoio às comissões e às suas condições de trabalho. Quando chegámos [ao governo] encontrámos comissões sem recursos nem técnicos, quase no limite de trabalho. Felizmente algumas coisas têm melhorado”, vincou.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE.

z".

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo