Sociedade | 05-04-2017 09:26

Máquina obsoleta continua à espera de ser removida em VFX

Máquina obsoleta continua à espera de ser removida em VFX

Há quase uma década que o equipamento está à mercê do vandalismo.

A velha máquina de informação ao cidadão - Infocid - de Vila Franca de Xira, está há 17 anos há espera de ser retirada da fachada de um edifício municipal na avenida Pedro Victor, no centro da cidade. Alguns moradores e comerciantes não escondem o desalento de ver o equipamento ao abandono e à mercê do vandalismo e pedem que, de uma vez por todas, seja removido.

A máquina foi instalada em 1999 e prestava um leque de informações úteis aos cidadãos, em várias áreas da sociedade. Mas deixou de funcionar logo um ano depois, ainda antes do organismo que a geria, o Sistema Inter-departamental de Informação ao Cidadão, se extinguir.

As consultas permitiam o acesso a Diários da República, informações sobre os órgãos constituintes do Estado, impostos, informação jurídica, documentos e publicações nacionais.

A máquina, um aparelho de ecrã táctil semelhante a um multibanco, permitia ainda a localização e contactos de organismos públicos. Contudo, por não ser apelativo, nunca beneficiou de grande popularidade junto da população e foi rapidamente ultrapassado por novas e modernas tecnologias.

O projecto Infocid assentava na premissa de que a tecnologia deveria servir o cidadão. Foram instalados mais de 400 postos de informação por todo o país, a maioria acabou desactivada e vandalizada. O posto de Vila Franca de Xira é um dos últimos modelos, talvez o mais moderno de toda a série.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo