Sociedade | 11-04-2017 00:01

Câmara de Santarém com saldo positivo de 6,3 milhões de euros

Contas de 2016 foram aprovadas pela maioria PSD, tendo sido reconhecido o esforço feito na redução da dívida e criticado o baixo investimento.

A Câmara de Santarém terminou o exercício de 2016 com um saldo de gerência positivo de 6,3 milhões de euros, segundo os números que constam do relatório e contas do município que foi aprovado na reunião do executivo de segunda-feira, 10 de Abril, com os votos favoráveis da maioria PSD.

Os quatro vereadores do PS abstiveram-se e o vereador da CDU votou contra. A oposição criticou, entre outros aspectos, o baixo investimento, a falta de estratégia e a resposta deficiente da autarquia em áreas como a limpeza e higiene urbana e a conservação da rede viária.

No entanto todos reconheceram o esforço feito neste mandato no que toca à redução da dívida da autarquia, que continua a baixar e no final de 2016 estava nos 64,21 milhões de euros, quando há pouco mais de quatro anos batia nos 100 milhões. A execução orçamental também foi a melhor de sempre com a execução das grandes opções do plano (GOP) a chegar aos 79%.

O presidente da câmara, Ricardo Gonçalves (PSD), refutou as acusações de navegação à vista e referiu que a estratégia passou pela renegociação da dívida e pela consolidação orçamental que vão permitir agora um aproveitamento dos fundos europeus do Portugal 2020 para investimento. “Hoje só fazemos o que podemos pagar”, realçou o autarca, abrindo no entanto portas à contratação de um empréstimo para garantir a parte de financiamento do município em projectos comparticipados pela União Europeia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo