Sociedade | 08-05-2017 00:01

Câmara de Alcanena distingue professores e Federação do Folclore

Proposta foi aprovada por unanimidade em reunião camarária.

A Câmara de Alcanena vai atribuir três medalhas de mérito, grau prata, a professores aposentados do concelho e uma medalha de mérito, grau bronze, à Federação do Folclore Português. As condecorações inserem-se nas celebrações do 103.º aniversário do município. A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião camarária.

A presidente da câmara, Fernanda Asseiceira (PS), propôs para as medalhas de prata os nomes de Cândido Marques (1.º ciclo), Luís Damião (3.º ciclo) e Maria Moço (3.º ciclo, a título póstumo). Este reconhecimento, no entender da autarca, pretende homenagear publicamente todos os professores aposentados do concelho mostrando alta estima e consideração do município pela carreira dos que, ao longo de décadas, puseram ao serviço deste concelho “a nobre tarefa de ensinar”.

Para a medalha de mérito, grau bronze, foi escolhida a Federação de Folclore Português, por indicação dos presidentes do Rancho Folclórico e Cultural do Covão do Coelho e Rancho Folclórico da Gouxaria.

Para estas duas colectividades, a Federação do Folclore Português contribuiu largamente para a qualificação do processo de estudo e salvaguarda da etnografia, da cultura tradicional e popular portuguesa, e que se traduziu pela definição de orientações gerais que regem as instituições suas associadas, que representam o folclore nacional no seu todo. Outra das razões indicadas é o facto da Federação do Folclore Português comemorar o seu 40.º aniversário no dia 28 de Maio de 2017, data em que se assinala o Dia Nacional do Folclore Português.

As comemorações do 103.º aniversário do município de Alcanena começaram na quinta-feira, 4 de Maio, e decorrem até esta segunda-feira, 8, com a cerimónia oficial e condecorações.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo