Sociedade | 11-06-2017 01:48

Os melhores pastores australianos de Portugal são criados no Ribatejo

Os melhores pastores australianos de Portugal são criados no Ribatejo

Rita Chaves nasceu em VFX mas mudou-se para Santarém para ter uma casa com mais espaço para os sete cães que tem neste momento.

Rita Chaves tem 29 anos e há três que é distinguida pelo Clube Português de Canicultura como a criadora dos melhores exemplares de pastores australianos em Portugal. Nasceu em Vila Franca de Xira mas mora em Santarém, numa quinta onde está localizado o Canil D’Azumoon, que gere sozinha. Tem neste momento sete cães e levou dois deles à 22ª Exposição Internacional Canina, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Vila Franca de Xira.

A O MIRANTE contou que a paixão por esta raça de cães chegou de forma inesperada: “Não vem de família, os meus pais não criavam, mas comecei a interessar-me por esta raça, a pesquisar sobre ela e sobre as características dos cães, a estudar as linhagens e os criadores e a ir a exposições para aprender o máximo possível”.

Depois de perceber que os pastores australianos eram os cães ideais para si, começou a criá-los. O primeiro cão que comprou chama-se Sancho e foi buscá-lo à Croácia em 2013. “Na altura dei 3 mil euros por ele, mas atenção, já tinha dois anos e já era campeão internacional, já vinha com todos os exames feitos, não foi como ir buscar um cachorrinho sem background”. A Sancho seguiu-se a fêmea Kira, também comprada em 2013 mas em França, e já por um preço inferior de 1500 porque ainda era cachorra e não tinha aos ombros a importância dos títulos daquele que viria a ser o seu parceiro na ninhada que Rita criou com os dois.

Depois deles foi buscar as fêmeas Rumba aos USA e Bhiagy a Espanha e o macho Bradley à Rússia. Tem cães criados por ela que já foram campeões na Dinamarca, Suécia, Estónia, França, Espanha, Noruega, Alemanha, faz diversas exposições em Espanha e Gibraltar e há três anos que o Clube Português de Canicultura a distingue como a melhor criadora desta raça.

À Exposição Internacional Canina realizada em Vila Franca de Xira levou o macho Bugatti e a fêmea Concha, ambos com 12 meses. “São irmãos e ainda são cachorrinhos, apesar de já terem este tamanho todo. Ainda só querem brincar e estão sempre a meter-se um com o outro”. Na exposição conseguiram respectivamente os prémios de Melhor Macho e o de Melhor Raça na categoria de Beleza, que é sempre aquela em que os cães de Rita concorrem.

* Reportagem completa na edição semanal de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo