Sociedade | 25-07-2017 00:02

Fogo obriga a evacuar sete aldeias do concelho de Mação

Fogo obriga a evacuar sete aldeias do concelho de Mação
Foto de arquivo

Presidente do município confirma que mais de uma centena de populares foram transferidos das suas habitações para lares da Misericórdia.

Sete aldeias foram esta segunda-feira, 24 de Julho, evacuadas no concelho de Mação devido a um incêndio que deflagrou na Sertã (concelho de Castelo Branco) no domingo à tarde, e que, às 22h30 desta segunda-feira, lavrava ainda sem controlo.

"Foram evacuadas sete aldeias por precaução, ao longo do dia de hoje, devido a um incêndio que chegou a estar quase controlado, pela manhã, mas que o vento forte e inconstante fez reacender e que lavra neste momento sem hipótese de combate", disse o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela.

Segundo o autarca, os populares, "mais de uma centena, seguramente", foram transferidos das suas habitações para lares da Misericórdia. Estas evacuações ocorreram em Quebrada, Galega, Pereiro (do Carvoeiro), Mesão Frio, Moita Recome, Eira, Roqueira e Ladeiras. Na aldeia de Feiteira, os populares, ambulâncias e bombeiros ficaram impedidos de sair, face à violência e proximidade das chamas.

"Não podiam entrar nem sair. Ficaram no centro da aldeia, em segurança, mas cercados pelas chamas", disse o autarca, afirmando que Mação "está a viver uma tragédia", sendo a preocupação dos operacionais salvar bens e pessoas.

"Não há combate nem estratégia que valha durante a noite, com este vento que se fez e faz sentir. A nossa principal preocupação é proteger e salvar pessoas e bens", disse Vasco Estrela, para quem a gestão de meios operacionais foi alvo de críticas.

Comentando a actuação da Protecção Civil e a distribuição de meios no terreno, Vasco Estrela manifestou a sua "indignação", por ter reclamado por meios que "nunca chegaram, ou não chegaram em quantidade suficiente para debelar o incêndio. Os bombeiros foram dirigidos para outra ocorrência, certamente também necessitada".

"Já transmiti a quem de direito a minha indignação por termos tão poucos meios no terreno, quando o incêndio chegou a estar quase consolidado, e exijo respostas, no momento oportuno, porque eu também quero dar satisfações aos meus munícipes sobre o que se passou a esse nível", afirmou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo