Sociedade | 14-08-2017 10:32

Monumento de homenagem ao trabalhador agrícola no Cartaxo

Proposta apresentada por vereadores do PSD foi aprovada por unanimidade em sessão camarária.

A última proposta apresentada pelos vereadores do PSD, Vasco Cunha e Paulo Neves, no actual mandato no executivo municipal do Cartaxo, é a criação de um monumento de homenagem ao trabalhador agrícola. Vasco Cunha recuou no tempo e recordou a passagem dos romanos pelo concelho e algumas lendas que perduram até hoje. O autarca destacou a importância da actividade agrícola desenvolvida no concelho do Cartaxo que tem sido a principal actividade, quer seja no campo, no bairro ou na charneca ao longo dos tempos.


“Ao longo destes anos faltou fazer uma homenagem àquele que é o grande sustentáculo da agricultura e riqueza do nosso concelho que é o trabalhador agrícola. A vitivinicultura fez o seu caminho e esta terra foi enriquecendo mas este trabalho não foi feito só com pessoas da terra. Vinham pessoas de todo o país para cá cultivar a terra”, explicou, realçando o papel da mulher nos ranchos que vinham de fora para fazer agricultura, explorar a terra e também no desenvolvimento do sector pecuário.
Vasco Cunha afirmou também que o Cartaxo tem feito a sua homenagem a episódios seculares da vida rural do concelho nomeadamente com a Feira dos Santos, a Festa do Vinho e a Festa dos Fazendeiros, entre outras. “O Museu Rural e do Vinho é também muito importante para a divulgação desta actividade profissional. Também existem outras iniciativas anuais de realce como a eleição do Rei e da Rainha das Vindimas e a Festa das Vindimas, que também homenageiam a nossa ruralidade”, afirmou.


O autarca gostaria que esta homenagem não ficasse “fechada” dentro das paredes do município e que a iniciativa fosse alargada à sociedade civil. O presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro (PS), elogiou a iniciativa dos vereadores do PSD e referiu que realizam-se anualmente diversos eventos no concelho que fazem essa homenagem. “É importante envolver a nossa comunidade para saber qual a freguesia que melhor poderá acolher a estátua ou instalação, algo que possa, de forma simbólica, ser edificado para homenagear o trabalhador rural”, disse. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1377
    15-11-2018
    Capa Médio Tejo