Sociedade | 18-08-2017 10:54

António Botto homenageado na sua terra natal

António Botto homenageado na sua terra natal

António Tomás Botto nasceu em Concavada, no concelho de Abrantes, e foi poeta, contista, dramaturgo e escritor epistolar.

Em dia de comemoração dos 120 anos do poeta António Tomás Botto, segunda-feira, 17 de Agosto, o município de Abrantes, juntamente com a União de Freguesias de Alvega e Concavada, com a colaboração do Grupo de Teatro Palha de Abrantes e da orquestra de percussão de São Facundo “Arrebimbá Fundo” homenageou este que é apontado como “ o maior vulto literário do concelho de Abrantes”.

O programa iniciou-se logo pelas 11h00 com uma arruada de poesia e contos de António Botto no centro histórico de Abrantes. Seguiu-se, pelas 11h00, uma fábrica d’estórias com poesia e contos do poeta no Jardim da República, repetindo-se pelas 14h30 na Biblioteca Municipal com o seu nome, e, pelas 12h00, poesia de António Botto em estabelecimentos de restauração no centro histórico abrantino. As comemorações terminaram com uma evocação na terra natal do poeta.

Foi ainda apresentado o Prémio António Botto de Literatura Infantil, na União de Freguesias de Alvega e Concavada. Um prémio que foi atribuído em 1996 a António Mota com “A Casa das Bengalas”, em 1997 a Manuel Alegre com “As Verdes de verde Pinho” e em 1998 a Maria de Lurdes Soares (texto) e a Manuela Bacelar (ilustração) com “A Borboleta Leta”.

António Tomás Botto nasceu em Concavada, no concelho de Abrantes, a 17 de Agosto de 1897 e foi poeta, contista, dramaturgo e escritor epistolar. Foi muito novo com a família para Lisboa, mas em 1947 partiu para o Brasil. Tendo colaborado em quase todas as revistas literárias de vanguarda, nomeadamente a Contemporânea, Athena, Águia, Ilustração, Portucale, Magazine Bertrand e a Civilização, oautor de “Flor do mal”, “Canções e outros poemas” e “Fátima - Poema do Mundo”, morreu a 17 de Fevereiro de 1959, depois de ter sido atropelado por uma viatura oficial 13 dias antes, no Rio de Janeiro.

*Notícia completa no jornal O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1655
    13-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo