Sociedade | 16-09-2017 00:02

Ninho de vespa asiática detectado e eliminado no concelho de Ourém

Ninho de vespa asiática detectado e eliminado no concelho de Ourém
Imagem ilustrativa

Vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas.

A presença da vespa asiática (vespa velutina) foi detectada pela primeira vez no concelho de Ourém, sob a forma de um ninho, que depois de confirmada a origem das vespas foi eliminado. Segundo informação municipal, o procedimento decorreu conforme as directrizes expressas no plano de acção para a vigilância e controlo de vespas velutinas.

De acordo com a mesma nota, a vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral. No entanto, esta espécie não é fonte de transmissão de qualquer doença e não é considerada mais perigosa que a vespa europeia, para seres humanos.

O alerta da Câmara de Ourém refere que, segundo o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, não há motivo para alarme.

Os serviços municipais oureenses recomendam à população que esteja atenta e verifique os seus armazéns agrícolas , casas antigas e árvores de grande porte nos quintais e jardins. Caso suspeitem da presença de ninhos ou exemplares desta espécie, devem informar o serviço municipal de protecção civil.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Edição Vale Tejo