Sociedade | 29-09-2017 09:58

Alverca do Ribatejo já tem memorial da Mague

Alverca do Ribatejo já tem memorial da Mague

Empresa chegou a empregar 3200 funcionários.

Está concluído e instalado em Alverca, na urbanização da Malvarosa, o memorial à antiga empresa metalúrgica Mague, que ali funcionou até 1994 e foi uma das maiores empresas do concelho de Vila Franca de Xira. A informação foi avançada esta semana pelo município em comunicado. Ainda não há data prevista para a sua inauguração.

Com este memorial, que alude à original identificação colocada na portaria da empresa, “pretende-se recordar a importância que a mesma representou em termos sociais e económicos” para o concelho vilafranquense e, em particular, para a cidade de Alverca.

A Mague foi fundada em 1952. Enquadrada no arranque industrial de Alverca do Ribatejo, a empresa teve um papel preponderante para o crescimento populacional verificado na zona. Logo nos seus primeiros anos se destacou na indústria metalomecânica nacional, através das grandes obras em que participou e chegou a ser, no seu auge, a maior metalúrgica da Europa. Na década de 60 internacionaliza a sua produção e os anos 70 e 80 são de expansão. Mas depois de 42 anos de laboração, a fábrica viria a cessar a sua actividade em 1994 provocando o despedimento de milhares de trabalhadores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo