Sociedade | 26-10-2017 13:13

O fadista da voz tranquila celebra trinta anos de carreira

O fadista da voz tranquila celebra trinta anos de carreira

O novo CD "Aromas de Fado"é a base do concerto de 3 de Novembro de João Chora que tem como convidados Rodrigo e Ana Laíns.

O fadista João Chora, da Chamusca, está a celebrar trinta anos de carreira e gravou um CD, com o nome "Aromas de Fado", que apresenta dia 3 de Novembro em Santarém, no Convento de S. Francisco. Para além do guitarrista Custódio Castelo, do baixista Fernando Maia e de Paulo Loureiro, que tocará piano e acordeão, vai ter dois convidados especiais consigo em palco, o consagrado Rodrigo e Ana Laíns. Com seis discos gravados o cantor lembrou, durante a entrevista, que a sua carreira começou no ano da saída do primeiro número de O MIRANTE.

P. Ainda vale a pena gravar CDs?

R. Este "Aromas de Fado" é o meu sexto CD e continuo a pensar que é essencial gravar. As canções ficam registadas e para o público deste tipo de música o melhor suporte é o CD. Claro que actualmente ninguém enriquece a vender CDs mas quando sai um novo CD há as entrevistas; as notícias; convites para televisão e rádio. Além disso, se eu não tivesse CDs gravados não teria os convites que tenho para fazer espectáculos.

P. No dia 3 de Novembro, sexta-feira, vai cantar no Convento de S. Francisco em Santarém. Quais são os seus locais preferidos para cantar?

R. Começo por dizer que o pior sítio para cantar é um estúdio de gravação. Por vezes chega a ser violento. Os melhores locais são aqueles que oferecem boas condições, tanto para os músicos como para o público.

P. Costuma cantar no banho?

R. Não. E em casa também não canto enquanto estou a fazer outra coisa qualquer. Pode acontecer sentar-me ao piano e cantar, nomeadamente quando estou em ensaios para algum espectáculo especial como vai acontecer na preparação para o concerto em Santarém. Nessas alturas canto coisas minhas mas por vezes também me acontece cantar outras canções de que gosto e eu não gosto só de fado.

Entrevista completa na edição semanal de O MIRANTE AQUI

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo