Sociedade | 26-11-2017 10:30

Luís Rouxinol é o novo padrinho dos Amigos do Muro de Vila Franca de Xira

Luís Rouxinol é o novo padrinho dos Amigos do Muro de Vila Franca de Xira

Tertúlia realizou uma festa para assinalar os 30 anos de alternativa.

O cavaleiro tauromáquico Luís Rouxinol é o novo padrinho da tertúlia vilafranquense Os Amigos do Muro e foi por ela homenageado, na noite de sábado, 25 de Novembro, pelos seus 30 anos de alternativa.

Tertúlia taurina que se preze tem de ter um padrinho à altura e por isso o cavaleiro mostrou-se emocionado ao descerrar uma placa evocativa da sua visita e que mostrava uma antiga foto sua numa montada. Mais tarde confessou a O MIRANTE que guarda boas memórias de Vila Franca de Xira, uma terra que, segundo o próprio, “respira” afición. “Foi bastante importante lembrarem-se de mim e por ter sido escolhido é para mim um grande orgulho e satisfação. Este foi um ano importante para mim pelos meus 30 anos de alternativa e para o meu filho também, que tirou a alternativa. Tenho grandes memórias de Vila Franca de Xira. Das primeiras vezes que toureei ainda como cavaleiro amador foi aqui nas garraiadas da sardinha assada. É algo que jamais poderei esquecer, ver a Palha Blanco completamente esgotada”, recorda. As tertúlias são, no entender do cavaleiro, “uma parte bastante importante da festa” de toiros e uma forma de continuar a cativar novos aficionados. No jantar os tertulianos cantaram os parabéns ao cavaleiro pelos seus 30 anos de alternativa, tirada a 10 de Junho de 1987 na monumental Celestino Graça em Santarém, tendo por padrinho João moura e como testemunhas Joaquim Bastinhas e Rui Salvador. Nesse dia foram lidados toiros da ganadaria João Moura (pai) e nas pegas estiveram os forcados amadores de Vila Franca de Xira.

Na homenagem estiveram presentes, entre outros convidados, o vereador com o pelouro da cultura, António José Félix e o presidente da Associação das Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira, Nelson Lima.

* Notícia desenvolvida na edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo