Sociedade | 09-01-2018 10:22

Comissão de utentes de Vialonga agradada com reunião sobre transportes

Comissão de utentes de Vialonga agradada com reunião sobre transportes
Foto - DR

Rodoviária de Lisboa manifestou intenção de servir melhor os passageiros.

A comissão de utentes de Vialonga saiu agradada da reunião que teve com a Rodoviária de Lisboa (RL), que visou discutir formas de minorar os transtornos que foram sentidos no final do ano na carreira 353, que une aquela freguesia do concelho de Vila Franca de Xira ao Campo Grande, em Lisboa e das quais O MIRANTE deu nota.

Da reunião saiu um conjunto de compromissos da empresa para com os utentes, alguns dos quais O MIRANTE já noticiou, como a aquisição, até ao final do primeiro semestre do ano de quatro novos autocarros com 69 lugares. Segundo a comissão de utentes ficou também na mesa o compromisso da RL em alterar as carreiras no horário das 07h00, fazendo a experiência de, a partir da segunda carreira, reduzir o intervalo de espera de 10 para 7 minutos, procurando que estas sejam realizadas com autocarros de 69 lugares.

Outros dos compromissos assumidos passam por, nos períodos dos horários especiais (Páscoa, verão e Natal), considerar no sentido Lisboa/Vialonga um intervalo máximo de 20 minutos entre as carreiras nos horários das 18h00 às 19h45, de modo a não haver um intervalo de 30 minutos. Bem como praticar o horário de verão de 2018 apenas entre 30 de Julho e 7 de Setembro e o horário de Natal de 2018 entre 24 de Dezembro e 2 de Janeiro de 2019.

“Na reunião reafirmámos os problemas que sentimos no serviço prestado pela RL/Directa 353 dando exemplos concretos das situações com que somos confrontados diariamente e da desadequação do serviço às nossas necessidades. Foi unânime que o alargamento da circulação da 353 ao passe L123 aumentou o número de utentes, tendo faltado adaptar o serviço e que a prática do horário “não escolar” não faz sentido nesta carreira, uma vez que quase todos os seus utentes são trabalhadores, como se verificou nas perturbações causadas no serviço no período de Natal”, refere a comissão em comunicado.

A empresa, ao nosso jornal, já tinha lamentado o transtorno causado aos utentes de Vialonga, garantindo que está a trabalhar para melhorar a situação.

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