Sociedade | 11-01-2018 07:30

PSD e CDS questionam Governo sobre carências do Hospital de Santarém

Deputados querem saber se Governo vai requerer auditoria ou avaliação da qualidade das condições de prestação de cuidados de saúde neste hospital.

Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Santarém questionaram o Governo sobre a situação do Hospital Distrital de Santarém (HDS), nomeadamente quanto à falta de profissionais e ao “caos provocado pelo colapso do sistema informático”.

Num requerimento entregue na terça-feira, 9 de Janeiro, no Parlamento, os deputados Nuno Serra, Duarte Marques e Teresa Leal Coelho questionaram o ministro da Saúde sobre as condições denunciadas em Dezembro pela Ordem dos Médicos e pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e sobre o “colapso do sistema informático” ocorrido no final da semana passada.

Os deputados social-democratas perguntam o que está a ser feito para corrigir e reforçar os sistemas informáticos de modo a evitar novas situações da mesma gravidade, nesta e em outras unidades de saúde, e que medidas prevê o Governo desenvolver para incrementar as condições de funcionamento do HDS.

Em concreto, querem saber se o Governo prevê reforçar a contratação de profissionais para o HDS - médicos especialistas, enfermeiros e técnicos de diagnóstico - e se vai requerer uma auditoria ou avaliação da qualidade das condições de prestação de cuidados de saúde neste hospital.

O requerimento refere o “arrastar” da reabilitação do Bloco Operatório do hospital, “apesar de a verba necessária estar disponível e cabimentada desde 2015”, e lembra o alerta, deixado pela Ordem dos Médicos e pelo SIM, de que o acumular de problemas no HDS “pode vir a pôr em causa a idoneidade do serviço”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo