Sociedade | 29-01-2018 13:42

Médico salvo por bombeiros na Taça das Regiões em Almeirim

Clínico da Federação Portuguesa de Futebol sofreu AVC no estádio municipal

Os Bombeiros de Almeirim assistiram o médico da Federação Portuguesa de Futebol, Manuel Fanfa, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na tarde deste sábado, 27 de Janeiro, quando decorria a segunda parte de um jogo da Taça das Regiões, entre a selecção do Algarve e de Castelo Branco.

A presença dos Bombeiros de Almeirim no evento permitiu uma intervenção imediata. No local também se encontrava o enfermeiro da Federação Portuguesa de Futebol que acompanhou toda a situação.

Depois dos procedimentos iniciais, e em articulação com o CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes, a acção dos bombeiros foi decisiva no Sistema Integrado de Emergência Médica. Foi atribuída uma “Via Verde AVC” sendo o doente transportado para uma unidade hospitalar em Lisboa com Unidade de AVC.

O presidente da Associação de Futebol de Santarém, Francisco Jerónimo, conta a O MIRANTE que não estava no estádio naquele momento "porque tinha ido a Santarém tratar de uns assuntos relacionados com o torneio".

Quando soube do ocorrido dirigiu-se logo para o Hospital Distrital de Santarém esperando a chegada de Manuel Fanfa, o que não se veio a verificar porque o doente acabaria por ser transferido para o Hospital de São José , em Lisboa.

"O profissionalismo e o conhecimento dos nossos operacionais anteviu a necessidade do apoio da PSP no trânsito. À entrada de Lisboa a PSP colocou dois batedores para acompanhar a nossa ambulância, em algumas zonas em sentido contrário devido ao trânsito que se fazia sentir", explica o presidente dos bombeiros e da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro.

Cerca de uma hora após o incidente o doente estava no Hospital de São José. Pedro Ribeiro deixou ainda, na sua página da rede social facebook, uma palavra aos Bombeiros Voluntários de Almeirim.

"A formação, os dias “perdidos”, a ausência da família e dos amigos tornam-vos mais competentes, atentos e resilientes. Essa atitude faz a diferença na vida de muitas pessoas", concluiu.

Também Francisco Jerónimo deixa rasgados elogios aos bombeiros de Almeirim dizendo que foi feito um "serviço de excelência que muito provavelmente evitou a morte" de Manuel Fanfa.

O médico Manuel Fanfa ficou bastante afectado de todo o lado esquerdo do corpo e espera agora a transferência para um hospital para iniciar a sua recuperação.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo