Sociedade | 30-01-2018 15:37

Sapadores florestais e gabinete florestal para toda a Lezíria do Tejo

Sapadores florestais e gabinete florestal para toda a Lezíria do Tejo
Foto O MIRANTE

Decisão tomada numa reunião anual com todos os presidentes das câmaras da Lezíria do Tejo, que decorreu durante dois dias na Nazaré.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) vai concorrer à criação de brigadas de sapadores florestais e já está a ser preparado o processo de obtenção de financiamento no âmbito do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O financiamento de fundos comunitários destina-se à aquisição de equipamento e viaturas para os sapadores. Esta foi uma das decisões tomadas numa reunião anual com todos os presidentes das câmaras da Lezíria do Tejo, que decorreu durante dois dias na Nazaré.

Na iniciativa, já habitual entre os autarcas desta sub-região, foi também decidido avançar com um gabinete técnico florestal intermunicipal. Segundo o presidente da Câmara de Almeirim e da CIMLT, Pedro Ribeiro, este gabinete vai coordenar todos os gabinetes florestais municipais, de modo a dar mais operacionalidade à área da gestão da floresta e prevenção de incêndios.

Na Lezíria já existem dois gabinetes únicos para vários municípios, um para Almeirim, Alpiarça e Chamusca, e outro para Coruche, Benavente e Salvaterra de Magos, que ficarão na dependência do novo organismo, tal como todos os outros unicamente de cada município.

As brigadas de sapadores florestais serão constituídas por um líder de brigada, que tem de ser técnico superior e credenciado em fogo controlado, 14 sapadores florestais, dos quais dois serão chefes.

Estas novas equipas de sapadores têm por objectivo “aumentar a área de intervenção com acções de redução de combustível e a resiliência do território aos incêndios florestais e também, na vertente da vigilância e combate aos incêndios, reforçar a vigilância armada antes e pós-incêndio e a primeira intervenção em incêndios nascentes”.

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo é constituída pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo