Sociedade | 01-03-2018 18:48

“É uma honra premiar pessoas e instituições com quem partilhamos a alegria de viver num território único”

“É uma honra premiar pessoas e instituições com quem partilhamos a alegria de viver num território único”

Director Geral de O MIRANTE na entrega dos prémios Personalidade do Ano esta tarde em Torres Novas

Na abertura da cerimónia de entrega dos prémios Personalidade do Ano, que decorre esta tarde em Torres Novas, o Director Geral e fundador de O MIRANTE, Joaquim António Emídio realçou o mérito dos cidadãos e instituições distinguidos e a sua importância para a vasta região de abrangência do jornal, que engloba todos os vinte e um concelhos do Distrito de Santarém e ainda os concelhos de Azambuja e Vila Franca de Xira no norte do Distrito de Lisboa.

"Somos muito mais território que o caminho em Lisboa, entre a Assembleia da República e a zona das Docas, onde tudo, aparentemente, se decide neste país.", afirmou, tendo acrescentado. "Não escondemos emoções nesta hora de premiar as pessoas e as instituições de que nos orgulhamos e com as quais partilhamos a alegria de viver num território único, na defesa de uma cultura e de um certo jeito e modo de vida.".

Com os seiscentos lugares do Teatro Virgínia quase todos ocupados, Joaquim António Emídio recordou as suas ligações à cidade.

"Permitam que saúde especialmente o Presidente da Câmara Municipal, de Torres Novas, Pedro Ferreira, e em nome dele todo o executivo da câmara, agradecendo a hospitalidade e a cedência deste espaço de muita história, de muitas memórias, onde eu próprio, há meio século, com a calças rotas e sem meias, vinha ver cinema pela mão de gente mais bem mais velha e destemida que eu, da qual guardo uma memória quase canina.".

Evocou também o historiador local, Joaquim Rodrigues Bicho, já falecido, que recebeu o prémio Personalidade do Ano - Vida em 2008, lembrando que foi ele que lhe permitiu ver fechar uma edição de um jornal pela primeira vez, na altura em que O MIRANTE estava para nascer.

Para além das memórias com mais de trinta anos, o Director Geral de O MIRANTE falou também de factos mais recentes. Aproveitando a presença do CEO da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, referiu-se à parceria estabelecida há uma década que faz com que dez mil exemplares de O MIRANTE sejam distribuídos na região, com o Expresso e mencionou um caso mais próximo de colaboração entre empresas.

"Dou-vos outro exemplo do nosso posicionamento no mercado, numa altura em que o sector vive tempos difíceis. Recentemente perdemos para a insolvência a empresa que nos fazia a etiquetagem e o ensacamento do jornal. Luís Antunes, que também nos dá a honra da sua presença, fundou uma nova empresa em cima da insolvente, com as mesmas máquinas e os mesmos trabalhadores mas precisava de cobrar o seu serviço de forma antecipada para continuar a garantir os postos de trabalho e o serviço que prestava e presta a dezenas de empresas como a nossa. Pois foi isso mesmo que aconteceu e foi gratificante ouvi-lo dizer que O MIRANTE está na primeira linha das empresas que viabilizaram a nova empresa e que foram responsáveis pela manutenção dos postos de trabalho.".

Joaquim António Emídio afirmou que a notoriedade de O MIRANTE no meio regional e nacional assenta num projecto feito em nome da região e no facto de a mesma nunca ter tido um jornal verdadeiramente independente de poderes, financeiros, religiosos e políticos, fazendo questão de explicar o relacionamento com os mesmos.

"Não que vivamos à margem desses poderes; pelo contrário; somos parceiros e disso nos orgulhamos porque tal é o maior sinal de que construímos de raiz um projecto editorial e empresarial que acrescenta valor ao que já existia, e ainda existe, de bom.".

Ainda sobre o jornal referiu-se aos elementos mais antigos e mais recentes da equipa, nomeadamente à Directora Executiva, Joana Emídio. "Ela é mais nova deste grupo que acabei de citar mas só aparentemente, porque há mais 20 anos, quando era uma menina gorducha, fazia as férias grandes a trabalhar como comercial de O MIRANTE em Alpiarça, Almeirim, Santarém, Golegã, Entroncamento e em Torres Novas."

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo