Sociedade | 28-03-2018 14:39

Câmara de Santarém vai recuperar igreja fechada há 20 anos

Câmara de Santarém vai recuperar igreja fechada há 20 anos

Investimento de 823 mil euros na Igreja de Santa Iria vai ser comparticipado em 85% pela União Europeia. Município entra com o resto.

A Igreja de Santa Iria, na Ribeira de Santarém, encerrada desde 1997 devido a problemas estruturais, vai ser requalificada por iniciativa da Câmara Municipal de Santarém com recurso a fundos comunitários. A intervenção está orçada em 823 mil euros, sendo 85 por cento (%) desse montante financiado pela União Europeia. A autarquia garante os restantes 15%.

Para o efeito, o executivo camarário aprovou na última reunião, por unanimidade, a celebração de um protocolo com a Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém e com a Diocese de Santarém que define os termos em que vai decorrer a empreitada. Com esse acordo, autarquia passa a ficar responsável pelo imóvel.

O presidente da câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), ressalvou que a verba disponível não vai garantir todos os trabalhos de reabilitação necessários no templo, que se encontra bastante degradado. O projecto de estabilização da estrutura da igreja, na zona mais próxima da linha ferroviária, vai ser actualizado e depois vai passar-se à fase do projecto de execução que vai definir os moldes da intervenção.

A Igreja de Santa Iria, classificada como imóvel de interesse público desde 1978, é um templo de origem medieval que sofreu importantes intervenções nos séculos XVI e XVII. Nas suas imediações passa a movimentada linha ferroviária do Norte, que estará na origem das brechas que foram aparecendo em parte do templo, pondo em causa a sua estabilidade. A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Iria da Ribeira de Santarém é a proprietária do imóvel e não tem meios financeiros para proceder à sua recuperação.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1381
    13-12-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1381
    13-12-2018
    Capa Vale Tejo