Sociedade | 14-05-2018 19:07

Feira de Maio com toiros e campinos em destaque

Feira de Maio com toiros e campinos em destaque
AZAMBUJA
Foto O MIRANTE

Certame acontece de 24 a 28 de Maio, com gastronomia, música, artesanato, homenagens, largadas de toiros e toiradas à portuguesa.

A centenária Feira de Maio começa no dia 24 de Maio, em Azambuja e não vão faltar actividades equestres, taurinas, animação popular e momentos musicais, até ao dia 28 de Maio. O Campo da Feira, junto à praça de toiros vai receber os visitantes, com ar renovado para esta edição. A estrutura modernizada e funcional vai receber a tradicional “Praça das Freguesias”, onde a gastronomia regional e o artesanato são pontos de atracção até ao último dia do certame. A pensar nos mais aficionados o programa inclui diariamente largadas de toiros nas ruas da vila e tertúlias.

No primeiro dia actua a fadista Raquel Tavares, no Jardim Urbano, onde decorre no dia seguinte, 25 de Maio a “noite da sardinha assada” e a actuação da banda Ciklone. No dia 26 de Maio, o mesmo jardim volta a ser palco para a actuação do cantor Virgul. A noite de 25 de Maio está reservada para o desfile dos campinos com o gado, à luz de archotes. A partir da meia-noite há distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho em diversos locais da vila. Para além do concerto no jardim, dois grupos de baile e três bandas itinerantes animam os arraiais até ao romper da manhã.

A página mais solene da feira é escrita no domingo, 27 de Maio com a tradicional homenagem ao campino. Destaque ainda para a tradicional corrida de toiros à portuguesa, pelas cinco da tarde na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, cujo cartel conta com muito “sangue da casa”. O espectáculo Lusitânia Equestre encerrará o programa de domingo. Na segunda-feira, 28 de Maio, a última manhã do certame, centenas de alunos do 1º ciclo do ensino básico saem à rua com o projecto de actividades designado “Feira na Vila”. Durante a tarde serão entregues diplomas e prémios e dar-se-á a última largada de toiros. À meia-noite, um espectáculo de fogo-de-artifício dará por encerrada a Feira de Maio 2018.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo