Sociedade | 14-05-2018 17:50

Museu da Boneca em Alcanena há nove anos de portas abertas

Museu da Boneca em Alcanena há nove anos de portas abertas
Foto O MIRANTE

O Museu da Boneca em Alcanena tem uma colecção de cerca de 8650 bonecas.

Os alunos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Alcanena cantaram os parabéns e visitaram, no dia 9 de Maio, a nova exposição permanente do Museu acompanhados pela vereadora Maria João Gomez, responsável pelo pelouro da cultura da câmara de Alcanena, e por Rosa Vieira, proprietária das bonecas.


As bonecas em exposição, cerca de três centenas foram vestidas por várias associações e instituições do concelho de Alcanena e da região. “Lancei um desafio ao público em geral em 2012, e que tem sido muito bem acolhido não só por colectividades, associações e instituições da região e do concelho, mas também por pessoas singulares , que todos os anos vestem uma boneca de acordo com a tradição das suas terras”, contou a O MIRANTE Rosa Vieira.


A boneca “ Meu Bem” comprada no Brasil e oferecida a Rosa no Natal de 1963 foi a primeira de uma colecção que todos os dias vai aumentando fruto das várias ofertas de empresas e particulares, e das aquisições de Rosa Vieira. “ continuo a não resistir quando vejo uma boneca que não tenho na colecção, vão ficar para a minha neta, e vão abrindo a porta do sonho a quem visita o museu”, justificou Rosa.


O Museu da Boneca já recebeu 18 mil visitantes, desde que abriu as portas, e Rosa Vieira gostaria que a divulgação do espaço fosse mais alargada e intensa para permitir a muitos mais visitantes conhecerem “ um lugar mágico, onde novos e menos novos, homens e mulheres se encontram com a infância de ontem e de hoje”, referiu Rosa, que acompanha os visitantes pela exposição.


O Museu da Boneca conta com duas salas de exposição, e o Hospital de Bonecas, onde os visitantes podem assistir ao arranjo de bonecas pela proprietária da colecção, Rosa Vieira. O Museu está aberto de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00, e das 14h00 às 18h00. Aos sábados, domingos e feriados entre as 14h00 e as 18h00

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo