Sociedade | 05-06-2018 10:36

Jornalistas de todo o mundo reunidos em congresso no Estoril

Jornalistas de todo o mundo reunidos em congresso no Estoril

Congresso realiza-se pela primeira vez em Portugal e reúne jornalistas e editores das maiores empresas do mundo.

A Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers) realiza no Estoril, nos dias 6 a 8 de Junho, o seu 70º. Congresso. O encontro reúne cerca de 800 profissionais ligados aos vários sectores da imprensa e é a primeira vez que se realiza em Portugal

A WAN-IFRA é uma associação fundada em 1948 que representa mais de 18 mil publicações e está presente em mais de cento e vinte países.

70 anos depois do primeiro congresso realizado em Paris, os jornalistas e editores de todo o mundo vão discutir o futuro da indústria e os caminhos que garantem a defesa do jornalismo de qualidade.

Vincent Peyrègne, CEO da associação, relembra o caminho percorrido desde há 70 anos e recorda Claude Bellanger, editor do jornal francês Le Parisien Libéré, secretário-geral da FIEJ de 1948 a 1962 e seu presidente até 1978. “Durante mais de 30 anos ele foi o responsável pela organização destes congressos e deixou-nos a responsabilidade de continuar o seu trabalho, moldado pelas virtudes da liberdade e da tolerância. Hoje, tal como noutros tempos, é preciso estarmos atentos ao declínio da liberdade de imprensa em países como a Turquia, o Egito e a Polónia. Claude Bellanger queria que a associação fosse uma organização vigilante e constituísse uma força unida face à luta pela liberdade de imprensa. A WAN-IFRA continua a cumprir essa tarefa, defendendo os direitos dos jornalistas e da imprensa livre em todo o mundo. Juntamente com vários milhares de empresas associadas, o legado de Claude Bellanger não é apenas uma herança para preservar, mas também uma motivação diária para enfrentarmos os desafios da transformação”, escreve.

Procure aqui: events.wan-ifra.org , todo o programa do Congresso e os nomes dos seus principais oradores.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo