Sociedade | 21-06-2018 12:51

Forte da Casa reivindica reabertura do balcão da Caixa

Forte da Casa reivindica reabertura do balcão da Caixa

A agência, outrora situada na Rua Fernando Pessoa, no Forte da Casa encerrou portas, em 2015.

A Assembleia da União de Freguesias de Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa, concelho de Vila Franca de Xira aprovou por unanimidade, moção que reivindica reabertura da agência da Caixa Geral de Depósitos, no Forte da Casa, defendendo que o que se perdeu se pode vir a recuperar, em prol da necessidade da população.

Segundo os deputados, o serviço que se perdeu com o encerramento desta dependência bancária continua a mostrar-se essencial “à indústria, comércio, restauração, população e em especial à população idosa”, daquela localidade. “A Caixa Geral de Depósitos é o banco público do Estado que deve assegurar um serviço de proximidade e confiança às populações”, lê-se no documento proposto a votação.

Este mês de Junho, população e autarcas do mesmo concelho travam luta contra o encerramento da agência da CGD, em Alhandra. Alberto Mesquita (PS), presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira já manifestou junto da Comissão Executiva da CGD, a sua discordância “perante a informação que veio a público relativamente ao encerramento do balcão de Alhandra” e considera que, a acontecer, será uma decisão “socialmente inadequada”, tal como já havia sido o encerramento do balcão do mesmo banco que existia no Forte da Casa. Encerramento que, considera a câmara, teve “manifestas consequências negativas” para a população.

A agência, outrora situada na Rua Fernando Pessoa, no Forte da Casa encerrou portas, em 2015, tendo os serviços migrado para a vizinha agência da Póvoa de Santa Iria. Aquando do encerramento, a CGD explicou a O MIRANTE, que a decisão de encerrar a agência se engloba num programa de reordenamento dos balcões a nível nacional. A Junta de Freguesia lançou inclusivamente uma petição endereçada ao conselho de administração da CGD, no sentido de reverter a decisão de encerrar o balcão do Forte da Casa.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1369
    20-09-2018
    Edição Vale Tejo