Sociedade | 05-08-2018 18:18

Festas do Castelo são o orgulho das gentes de Coruche

Festas do Castelo são o orgulho das gentes de Coruche

Ana Malhoa, D.A.M.A. e Quinta do Bill são os cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas.

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo que arrancam em Coruche já esta segunda-feira, 6 de Agosto e que decorrem até ao dia 18, são um "motivo de orgulho das gentes de Coruche", disse o presidente da Câmara, Francisco Oliveira, durante a apresentação das festividades, na tarde deste sábado, 4 de Agosto, no auditório municipal.
Ana Malhoa, D.A.M.A. e Quinta do Bill são os cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas.
"Não é possível agradar a todos e há sempre criticas quanto aos artistas escolhidos, mas o que queremos é que se divirtam e que as festas sejam sustentáveis porque o dinheiro não estica", disse o presidente da comissão de festas, Filipe Justino.
Ana Malhoa sobe ao palco no dia 16 de Agosto, D.A.M.A. abrilhantam a noite de dia 17 e os Quinta do Bill encerram os festejos no dia 18 de Agosto. Touradas à corda, largadas, corrida de toiros, desfile de tertúlias, festival de folclore ou o cortejo etnográfico são outras atracções de uma das mais tradicionais festas da região.
As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo são das mais reconhecidas festividades religiosas e populares do país, contando sempre com milhares de visitantes que não perdem a oportunidade de visitar Coruche nesta época do ano.
A parte religiosa da festa tem início a 6 de Agosto, com as novenas. A parte de animação popular tem início a 14 de Agosto, com destaque para o tradicional fogo-de-artifício que começa às 00h00 e, a partir das 00h30, a Sociedade de Instrução Coruchense dá um concerto.
Para o dia 15, dia da Padroeira, esperam-se este ano milhares de fiéis para a celebração desta data histórica da procissão, pelas 18h00. Este é também o dia do Festival de Folclore “António Neves”, com a participação de grupos portugueses e estrangeiros.
O dia 16 e também conhecido como Dia do Aficionado conta um grande desfile de tertúlias, ao final da tarde, que a exemplo do ano anterior será certamente recheado de muita música e animação. Haverá ainda tourada à corda depois das 18h00 junto ao posto da GNR, momento alto de todos os que apreciam este tipo de animação, que se repete também no dia 19 de Agosto. O destaque desta noite é a Ana Malhoa que, pelas 23h00, vai proporcionar certamente um concerto memorável.
O dia 17 de Agosto, dia do Campino e feriado municipal, oferece a recriação cultural de memórias e identidades das gentes de Coruche, através do cortejo histórico e etnográfico, a partir das 11h00. Há ainda, pelas 18h00, uma corrida de toiros pelo 50.º aniversário da praça de toiros de Coruche. Os D.A.M.A. encerram, pelas 23h00, este dia com um espectáculo no Palco Sorraia.
No último e sexto dia destas Festas do Castelo sobre a palco os Quinta do Bill, pelas 23h00, seguindo-se um espectáculo pirotécnico, pelas 00h00.
Tasquinhas, boa gastronomia, etnografia, e muito mais fazem destes cinco dias e cinco noites, momentos inesquecíveis para os coruchenses e para os milhares de turistas que visitam Coruche, durante este mês de Agosto.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1380
    05-12-2018
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1380
    05-12-2018
    Capa Médio Tejo