Sociedade | 27-12-2018 17:09

Obras do bloco operatório do Hospital de Santarém recomeçam em Janeiro

Obras do bloco operatório do Hospital de Santarém recomeçam em Janeiro

Nova administração conseguiu refazer todo o processo parado há seis meses e com engenharia financeira convenceu o Tribunal de Contas,

As obras do bloco operatório do Hospital de Santarém, paradas desde Abril, vão recomeçar já em Janeiro. A administração do hospital recebeu esta quinta-feira o visto do Tribunal de Contas, que vem desbloquear uma situação que estava a prejudicar o funcionamento da unidade, mas sobretudo causava muitos incómodos aos doentes, que têm vindo a ser operados em Torres Novas. Segundo a presidente do conselho de administração do hospital, Ana Infante, em declarações a O MIRANTE, os trabalhos vão ser retomados já nos primeiros dias de Janeiro.

A conclusão dos trabalhos, os que faltam para colocar o bloco operatório ao serviço da população, deve ocorrer daqui por nove meses. O que falta fazer é a instalação do sistema AVAC (ventilação e climatização), que foi suspenso pelo facto do Tribunal de Contas ter recusado o visto, o que manteve num recurso posterior, pelo facto de a unidade hospitalar não ter fundos próprios disponíveis.

O novo conselho de administração, nomeado em Julho, teve de refazer o processo, que remeteu para o tribunal há cerca de um mês. A situação foi desbloqueada porque a administração conseguiu que os 16 milhões de euros que o Governo tinha dado ao hospital como adiantamento ao orçamento, fosse considerado não um adiantamento, mas sim um reforço orçamental. O que permitiu que o hospital ficasse temporariamente com uma situação financeira positiva, que ficou demonstrada junto do tribunal.

Neste processo, o hospital teve de cancelar os contratos anteriores e fazer novos contratos com os fornecedores. Ana Infante diz a O MIRANTE que houve um trabalho difícil de engenharia financeira para que se conseguisse ultrapassar a situação. A administradora ressalva no entanto que a situação financeira do hospital continua difícil.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo