Sociedade | 22-02-2019 10:00

Doença levou a abater duas dezenas de árvores em Abrantes

Rearborização da Praceta S. João Baptista de La Salle está agendada para breve.

O abate de cerca de duas dezenas de árvores na Praceta S. João Baptista de La Salle, em Abrantes, no início do mês de Fevereiro, foi feita por questões de segurança. O executivo municipal avançou com esta decisão devido a um fungo que deixou as árvores ocas. O assunto foi abordado pelo vereador Rui Santos (PSD), em sessão camarária, que quis saber o motivo da decisão de abater todas as árvores da praceta após a queda de uma delas durante um dia de vendaval

O vereador da oposição questionou se, durante a intervenção de requalificação na Praceta S. João Baptista de La Salle, em 2018, foram verificadas as condições em que se encontravam aquelas árvores. O presidente dos Serviços Municipalizados de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), agora também presidente da câmara, explicou que por fora as árvores não apresentavam qualquer fragilidade. “As árvores estavam a ser consumidas por dentro”, disse.

Há cerca de dois meses caiu uma das árvores da praceta junto à Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes. Só quando caiu uma segunda árvore é que o executivo municipal percebeu estar perante uma doença identificada. “No momento em que caiu uma segunda árvore tomamos a decisão de abater as restantes de modo a não afectar a integridade física de ninguém”, referiu Manuel Valamatos.

As árvores abatidas vão ser substituídas por novas árvores, sendo que a rearborização está agendada para breve. O executivo municipal vai adquirir novas plantas que sejam adaptadas ao local, sem copas muito grandes para não provocar grande resistência aos ventos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo