Sociedade | 18-03-2019 18:00

Campanha para dotar escola de Cem Soldos com estúdio de vídeo

Angariação de fundos é feita através da Internet e tem tido boa adesão.

A Escola Aldeia de Cem Soldos, em Tomar, lançou uma campanha de angariação de fundos para criar um estúdio de vídeo em que as crianças possam usar as tecnologias de forma pedagógica, assumindo o papel de criadores, realizadores e actores. As comparticipações podem ser feitas no sítio da internet https://ppl.pt/cem-soldos. Quem doar 10 euros ou um valor superior verá os seus créditos inscritos nos vídeos produzidos pelas crianças. A campanha de 'crowdfunding', que termina a 5 Abril, visa angariar um total de 5000 euros.

A campanha de financiamento colaborativo, que decorre até dia 5 de Abril, visa angariar cinco mil euros para dotar uma sala da escola com o equipamento técnico que lhes permita produzir vídeos. A iniciativa partiu dos parceiros que compõem o projecto Escola Aldeia - o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Sport Club Operário de Cem Soldos (SOCS) e Associação de Pais e Encarregados Educação – “entidades que pretendem formalizar a disciplina de vídeo”, disse Miguel Atalaia, membro da direcção do SOCS e da equipa de vídeo da associação.

Em Cem Soldos acredita-se que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e, por isso, o projecto desenvolvido na escola assenta, segundo Miguel Atalaia, “numa visão educativa pró-activa e que cruza a aprendizagem escolar com os conhecimentos dos habitantes”. A ideia é “não demonizar as novas tecnologias” e, ao invés, “usá-las de forma didáctica, ajudando as crianças a crescer com a experiência de realizarem vídeos”.

Mesmo sem estúdio ou material de vídeo, os alunos produziram já uma curta-metragem intitulada "Viagem à Feira de Santa Iria - ano 2050", distinguida com o 1.º lugar no 1.º escalão do Concurso de Trabalhos Escolares sobre a Feira de Santa Iria 2018.

A comunidade de Cem Soldos apelou à participação do maior número de pessoas para criar na aldeia o estúdio, projecto que já recolheu, segundo a página do projecto, mais de dois mil euros de donativos. A campanha termina a 5 Abril e visa angariar um total de 5000 euros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo