Sociedade | 15-06-2019 15:00

Governo diz que reabertura da EN114 em Santarém depende do LNEC

Governo diz que reabertura da EN114 em Santarém depende do LNEC

Assunto tem motivado acesa discussão política na cidade. Troço entre Santarém e a Ribeira de Santarém, encerrado há quase cinco anos por razões de segurança.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação respondeu recentemente ao grupo parlamentar do PS o que a empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP) já tinha dito a O MIRANTE em Março último: a reabertura da EN114 entre Santarém e a Ribeira de Santarém está dependente de um parecer do LNEC, que só será elaborado após serem instalados os inclinómetros que vão aferir a estabilidade da encosta de Santa Margarida, sobranceira à via. Sem a garantia de que há condições de segurança para ser restabelecida a circulação nesse troço, a IP não arrisca reabrir a via.

A reabertura da EN 114 está pendente da concretização de parecer do LNEC que confirme estarem reunidas as condições de estabilidade da Encosta de Santa Margarida para ser retomada a circulação. Para tal é necessário concretizar as obras de reforço e garantir a estabilidade das encostas.

“Já se realizaram reuniões entre LNEC, a Câmara de Santarém e a IP, na qual o LNEC reafirmou que a garantia da estabilização da Encosta só poderia ser dada mediante a instalação de um conjunto de inclinómetros”, lê-se na resposta dada ao grupo parlamentar do PS. “Apesar de a IP não ser a responsável pela recolha destes dados, face ao impasse existente, esta empresa assumiu a responsabilidade pela instalação dos mesmos e pela recolha e fornecimento ao LNEC da informação técnica já mencionada”, acrescenta-se na resposta.

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação refere que foi assinado no dia 29 de Março de 2019 o contrato para a instalação de inclinómetros prevendo-se que a mesma ocorra brevemente. “A recolha de dados iniciar-se-á de imediato para que os mesmo possam ser entregues ao LNEC para, com base na interpretação da informação que seja recolhida, emitir parecer técnico que permitirá concluir sobre a existência ou não de condições de estabilidade na encosta de Santa Margarida que permitam proceder à reabertura ao tráfego na EN 114", informa ainda o ministério liderado por Pedro Nuno Santos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo