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A Marca e a Sua Notoriedade

O quotidiano do consumidor é cada vez mais invadido pelo poder das marcas. Antes de nascermos já alguém nos comprou uma pequena peça de vestuário, um brinquedo ou um adereço desta ou daquela marca. Depois de nascermos as prendas que recebemos, as fraldas que usamos, ou os nossos sapatos preferidos têm uma marca. As marcas acompanham o percurso das nossas vidas e muitos são os consumidores que se mantêm fiéis a determinadas marcas durante toda uma vida. Este fenómeno, deve-se, antes de mais, ao facto das campanhas de marketing que visam promover uma marca apelarem às emoções do consumidor na tentativa de criarem uma relação afectiva entre aquela e o consumidor. Mas, num tempo em que as relações são cada vez menos duradouras, a marca para garantir a fidelidade do consumidor necessita de estar constantemente na moda, daí que cada vez mais apareça associada ao factor inovação. A marca surge assim como um elemento essencial de estratégia, uma forma de conquista e alargamento de mercados, que permite distinguir os produtos/serviços de uma determinada empresa dos da concorrência. A notoriedade da marca é fundamental no processo de decisão de compra por parte do consumidor, visto que resulta do grau de recordação do consumidor sobre aquela. É a partir desse grau de reconhecimento que podemos apresentar três tipos de notoriedade:· a notoriedade espontânea que se verifica sempre que, face à evocação de um sector de actividade ou segmento de mercado, o consumidor consegue citar de forma espontânea um conjunto de marcas;· a notoriedade de 1.º nível ou top of the mind, que corresponde ao grau de reconhecimento atingido por uma marca quando a mesma é citada em primeiro lugar pelo consumidor, depois de instigado a pronunciar nomes de marcas de determinado produto;· a notoriedade assistida (ou dirigida) que é o tipo de notoriedade que resulta da identificação das marcas que o consumidor reconhece de entre as que constam de uma listagem pre-viamente fornecida;Pelo exposto, torna-se necessário medir a notoriedade da marca, antes de se definir uma estratégia de marketing e não apenas depois. Verificamos, no entanto, que em Portugal, na generalidade dos casos as PME’s definem uma estratégia de marketing, medindo a notoriedade das respectivas marcas apenas no decurso da execução das acções de marketing, previamente definidas, obtendo resultados que lhes permitem apenas efe-ctuar análises estáticas, a partir das quais não é possível avaliar atempadamente os resultados da estratégia definida.* Consultor em Marketing JNB – Business Consultingnuno.bernardo@jnb.com.pt

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