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Primeiro Guia do Consumidor em Braille

Para invisuais se defenderem melhor
O primeiro Guia do Consumidor em Braille, intitulado “Somos Todos Consumidores”, foi lançado quinta-feira, 18, em Lisboa, visando proporcionar às pessoas com deficiência visual mais informação e um meio de exercerem melhor a sua cidadania.A socióloga Fernanda Santos, coordenadora e autora do Guia do Consumidor em Braille juntamente com a jurista Margarida Moura, explicou à Agência Lusa que “não se trata de uma listagem de direitos, mas sim um conjunto de informações úteis, nomeadamente legislação e encaminhamento para instituições, de forma a que os deficientes visuais se possam defender melhor”.O Guia do Consumidor em Braille resulta de uma cooperação entre a DECO/Associação para a Defesa do Consumidor, Instituto do Consumidor, Secretariado Nacional para a Reabilitação de Pessoas com Deficiência e ACAPO/Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.”A DECO, ao desencadear esta iniciativa, pretendeu proporcionar uma forma de orientação dos consumidores com deficiência visual, no âmbito quer dos direitos que lhes assistem, quer dos deveres que lhes impendem enquanto consumidores”, disse uma fonte da Associação para a Defesa do Consumidor.Esta iniciativa visa também “prestar um contributo para a igualdade de oportunidades dos deficientes visuais, nomeadamente de acesso à informação, com a melhoria da sua qualidade de vida, combatendo a discriminação e exclusão sociais, de modo a viabilizar uma cidadania efectiva destes cidadãos”, acrescentou a fonte.Segundo Fernanda Santos, “muita da informação é veiculada através de pequenas histórias que permitem uma melhor compreensão das situações e das indicações que se pretende transmitir”.O primeiro Guia do Consumidor em Braille surge no Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.Lusa

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