Falam, falam, falam
Fico chateado, com certeza que fico chateado.É a frase do momento.Não sei se foi de propósito. Mas Paulo Cacheta, em entrevista a “O Mirante” quase que imitou o anúncio do Montepio Geral. Ele é jogador de futebol no Fazendense e já passou pelo Benavente, Samora Correia, União de Almeirim e União de Santarém.Perguntaram-lhe como reage ele quando “um avançado mergulha para a piscina e o árbitro vai na fita”. Respondeu o defesa: “Fico chateado [...] tenho conseguido conter-me [...] mas que fico chateado fico”.Calculo que tenha sido involuntário. Há muita gente a falar assim mesmo.O protagonista do anúncio televisivo é Ricardo Araújo Pereira, magnífico actor do quarteto Gato Fedorento. Ele tem um excepcional poder de observação e captou determinadas personagens que passam imenso tempo a falar sem dizerem nada.Mais exactamente, Ricardo inspirou-se no Marco do Big Brother. Certa vez, a vedeta do reality show estava aborrecida com o seu companheiro Telmo. Marco passou mais de um minuto a falar ininterruptamente, a dizer que os outros só falavam, não faziam nada e que ele ficava chateado.O actor do Gato Fedorento interpretou melhor do que ninguém o papel daquele género. E fez um anúncio. Mas não para o Montepio Geral. Fê-lo para a PT Comunicações, de modo a ser passado na rádio. Ainda chegou a ser emitido, mas rapidamente foi mandado retirar.Dizia Ricardo, fazendo-se passar por cliente da concorrência, desagradado com o que acontecia com a promoção da PT: “Vem aquele gajo lá de baixo pá, diz-me coisa e tal, e é assim, eu não compreendo! Eu até não sou um gajo forreta, mas quando vejo que andam aí certos indivíduos que falam, falam, falam, falam e não pagam nada, eu fico chateado. Ah, pois com certeza que fico chateado!”.Seguia-se uma voz feminina, que acrescentava: “Você também pode falar ao fim de semana que não paga. Com PT Fim de Semana, fale a zero cêntimos por minuto na rede PT. Mensalidade € 3,90. Adira já. Marque 22. PT Comunicações”.O anúncio era genial. Mas não correspondia à verdade. Havia logo um contra-senso. Afirma-se que não se pagava, que se falava a zero cêntimos por minuto e depois dizia-se que o custo era de € 3,90. Logo aí, a publicidade começava por ser enganadora.Depois, havia outra característica. Mesmo pagando a tal quantia mensal, a conversa não era bem a zero cêntimos por minuto. Após a terceira hora de uma mesma chamada, esta passava a ser cobrada segundo o tarifário normal.Um outro operador queixou-se desta prática da PT. A questão foi apreciada pelo Instituto de Autodisciplina da Publicidade. A entidade julgou logo que tal se traduzia em publicidade enganosa, por violar o respectivo código de conduta. Determinou que os anúncios deveriam cessar imediatamente.Felizmente, para nós, Ricardo Araújo Pereira emprestou o seu talento a uma outra campanha publicitária, desta feita do Montepio Geral.O actor tornou-se sobretudo conhecido pela sua participação no Cabaret da Coxa, o programa de Rui Unas, que passa na SIC Radical. O Gato Fedorento é composto por quatro humoristas excepcionais.Surgiram também na Gala do Inimigo Público, da SIC.Ao vivo, têm feito um enorme sucesso.A toda a hora, nos intervalos publicitários, é um fartote ver o Ricardo na praia ou no autocarro a queixar-se de que falam, falam, falam, mas que não os vê a fazer nada.São os dois melhores anúncios de 2004.*Juiz(hjfraguas@hotmail.com)
Mais Notícias
A carregar...