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Relíquias do passado de novo em exposição

Relíquias do passado de novo em exposição

Secção Museológica de Santarém da CP reabriu a 5 de Abril

Três anos após ter sido encerrada, a Secção Museológica de Santarém da CP abriu ao público de cara lavada. Um tecto falso em madeira, paredes retocadas e pintadas, painéis explicativos e uma iluminação conveniente conferem outro aspecto à antiga cocheira, onde pode ser visitado algum património dos caminhos-de-ferro.

A Secção Museológica de Santarém da CP pode ser de novo visitada por quem gosta de ver velhas carruagens e locomotivas e material que faz parte da história do caminho-de-ferro em Portugal. As obras de remodelação da antiga cocheira de carruagens demoraram, mas acabaram por ser feitas. As visitas recomeçaram a 5 de Abril, sujeitas a marcação prévia. O espaço estava encerrado há três anos.A peça principal em exposição é o comboio real composto pela locomotiva D. Luís, pela carruagem Maria Pia, com cama, casa de banho e assentos de veludo, que transportou a realeza portuguesa no maior luxo. Uma antiga locomotiva das minas do Pejão, a impressionante locomotiva CP 553, além de material usado na reparação e conservação da via férrea, como três quadriciclos, dois a pedais e um motorizado e uma Dresine para transporte de inspectores das linhas, são outras relíquias que merecem uma atenção mais cuidada. A secção que era um espaço escuro e sujo atravancado de imenso material está agora devidamente iluminada e é limpa semanalmente. Algum material de menor importância museológica foi retirado do local e outro convenientemente exposto em armários envidraçados que faziam parte do mobiliário utilizado nos Caminhos de Ferro.Num dos cantos da secção está exposto o mobiliário da sala da estação de Estremoz, onde a família real costumava descansar da viagem de comboio enquanto esperava transporte para Vila Viçosa. Num outro, uma réplica de um gabinete de chefe de estação do início do século XX, devidamente mobilado e equipado. Está lá a lanterna, a corneta para dar as partidas aos comboios, o velho telefone e até o sistema de envio de mensagens em código Morse.Um painel com o mapa de Portugal onde pequenas luzes vão mostrando a evolução do caminho de ferro em termos cronológicos está colocado numa das paredes. O visitante tem ainda oportunidade de fazer uma visita à secção mu-seológica de Lousado, recentemente remodelada. Em preparação está um suporte digital através do qual será feita uma pré-visita explicativa à secção de Santarém. Em zonas estratégicas estão colocados painéis com indicações úteis sobre a história dos caminhos de ferro e informações sobre as peças expostas. A Carruagem Presidencial, construída na Alemanha em 1930 e inaugurada pelo Presidente da Républica Óscar Carmona, foi retirada do local e encontra-se no Entroncamento para sofrer obras de manutenção. Recorde-se que a carruagem foi utilizada por todos os chefes de Estado até 1974. No seu local foi resguardada a locomotiva CP 553, que se encontrava no exterior do edifício, depois de recuperada. Também foram levados para o Entroncamento, para recuperação, miniaturas da estação de Vila Franca de Xira e de uma locomotiva a vapor.
Relíquias do passado de novo em exposição

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