Rótulos de azeite confundem
Instituto do Consumidor lançou o alerta
O Instituto do Consumidor alertou que algumas classificações relativas ao azeite como “suave”, “reserva”, “clássico” ou “tradicional” podem confundir os consumidores, constituindo uma forma de marketing sem significado em termos de qualidade.Além de “nada ajudarem a esclarecer os consumidores quanto à qualidade do azeite”, algumas daquelas menções, como “reserva”, são mesmo susceptíveis de gerar confusão, já que o consumidor pode associar esse termo a melhor qualidade, por analogia com o vinho.Trata-se de uma associação completamente errada, diz o Instituto do Consumidor (IC), porque ao contrário do vinho, o azeite não ganha qualidade quando envelhece, tendo tendência a deteriorar-se.O IC alerta o consumidor para não dar qualquer importância a estas “menções acessórias” orientando a sua escolha pelas denominações de venda: azeite virgem extra (obtido directamente de azeitonas, por meios mecânicos e com grau de acidez igual ou inferior a 0,8), azeite virgem (obtido por processos mecânicos e com grau de acidez igual ou inferior a 2) e azeite (contém azeite refinado e virgem com acidez igual ou inferior a um).Desde que, em 2004, um regulamento comunitário tornou a indicação do grau de acidez facultativa estas denominações são o melhor indicador para aferir os parâmetros de qualidade do azeite em termos de aroma, sabor, cor, acidez e estado de oxidação.Num estudo comparativo que abrangeu 40 amostras de azeite, divulgado dia 9, o Instituto do Consumidor considerou que todos os produtos estavam em conformidade com as análises de genuinidade, mas detectou dois que não obedeciam aos parâmetros de qualidade.O azeite virgem extra da marca “Olidal” excedeu o valor máximo de acidez para aquela denominação, apresentando um valor de 0,9 graus, e o azeite virgem extra da marca “Carrefour” apresentou defeitos ligeiros ao nível sensorial.Em termos de rotulagem foram detectadas incorrecções em oito amostras de azeite virgem extra (El Corte Inglês, Ouro d’Elvas, Continente (Suave), Castelo d’Alba, Azeite de Moura, Modelo, Herdade do Esporão e Salutar), uma de azeite virgem (Herdade do Esporão) e duas do tipo azeite (Serrata e Castelo de Moura).Lusa
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