uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Microsoft Zune chega ao mercado esta semana para destronar iPod

O Microsoft Zune, que começou a ser vendido a 14 de Novembro nos Estados Unidos e deverá chegar à Europa em 2008, nasce para travar uma guerra digital com o líder do mercado de leitores multimédia, o iPod da Apple. A Microsoft considera que a revolução digital está a dar os primeiros passos e tem, por isso, “oportunidades reais de ajudar a moldar este mercado com novos produtos e serviços, como o Zune”.A empresa criou um “produto de massas”, dirigido ao público em geral que gosta de ouvir música, embora admita que, no início, as suas estratégias de marketing se direccionam à faixa etária masculina e feminina entre os 18 e 28 anos. Ainda antes de ser lançado, o Zune começou a conquistar a reputação de “iPod Killer” (o assassino do iPod) e só pela descrição do produto já tem na Internet tantos fãs como inimigos.A primeira versão do Zune, disponível apenas nos Estados Unidos, por 250 dólares (cerca de 200 euros), tem 30 gigabytes de disco, capacidade suficiente para armazenar até 7.500 músicas, 25.000 fotografias ou 100 horas de vídeos.Na Europa, a Microsoft confirma que vai ser lançado um “modelo mais europeu”, diferente do americano, mas prefere não avançar mais detalhes sobre o lançamento do Zune.Por enquanto, deste lado do Atlântico, a Apple deverá continuar a dominar as vendas directas, a concorrer com marcas como a Creative, a par de alguns outros aparelhos, como os telemóveis com leitores digitais integrados, caso da Nokia, Samsung ou Sony-Ericsson. Os consumidores europeus interessados poderão adquirir o Zune on-line através dos sites da Target, Best Buy, Circuit City ou Wal-Mart.Um das novas características do Zune, que o diferencia, à partida, dos iPods, é a função “wireless” (“Wi-Fi”), que permite aos utilizadores dos leitores da Microsoft trocar ficheiros entre si. É unânime entre utilizadores de teste que este é o ponto forte do Zune, além da marca Microsoft, que terá um peso significativo na escolha dos consumidores.Para os analistas, a Apple continuará a manter a sua posição dominante pelo menos durante os próximos 18 meses, tempo que servirá para os utilizadores conhecerem o novo leitor e para a Microsoft desenvolver novas características.No fim de Outubro, a Apple lançou uma nova versão do iPod Shuffle, de 2 gigabytes, por 79 dólares, e uma edição especial do iPod Nano, o Red, em versões de 4 e 8 gigabytes, por 200 dólares. Em cinco anos de vida do iPod, a Apple vendeu 68 milhões de leitores de várias gerações, que lhes rendeu 14 mil milhões de dólares. O primeiro teste na batalha Zune versus iPod trava-se no Natal de 2006, só nos Estados Unidos.

Mais Notícias

    A carregar...