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Vendas de automóveis de luxo sobem em 2006

No global, o mercado de ligeiros decresceu 5,7 por cento
As vendas de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal caíram 5,71 por cento em 2006, mas as de automóveis de luxo cresceram 63,40 por cento e as do segmento superior aumentaram 17,37 por cento, segundo a ACAP. De acordo com os dados definitivos das matrículas de ligeiros de passageiros em 2006, da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), também as vendas do segmento económico cresceram, aumentando 51,64 por cento. O segmento médio inferior foi o mais penalizado, com uma queda de 12,70 por cento nas matrículas, seguindo-se o médio superior com uma queda de 8,91 por cento, ambas acima da quebra média, e o inferior, com uma redução de 3,79 por cento, uma queda inferior à média dos ligeiros de passageiros. As matrículas de todo-o-terreno recuaram 3,16 por cento em 2006.O segmento médio inferior representou 37,14 por cento das matrículas no ano passado (40,11 por cento em 2005), o segmento inferior 36,71 por cento (35,98 por cento em 2005, o médio superior 15,37 por cento (15,91 por cento em 2205), o económico 4,92 por cento (3,06 por cento em 2005), o superior 2,95 por cento (2,37 por cento em 2005), o de todo-o-terreno 2,23 por cento (2,17 por cento em 2005) e o de luxo 0,68 por cento (0,39 por cento em 2005).No ano passado aumentou a "dieselização" do parque de ligeiros de passageiros, com a percentagem de automóveis a diesel novos matriculados a aumentar de 63,72 por cento do total em 2005 para 64,94 por cento em 2006. As vendas de ligeiros de passageiros novos a gasolina baixaram 8,95 por cento e a dos movidos a gasóleo baixaram 3,90 por cento. Os dois únicos segmentos onde as vendas de automóveis a gasolina foram mais favoráveis do que as de gasóleo foram o económico (aumento de 61,51 por cento nos veículos a gasolina matriculados, de 20,25 por cento nos a diesel) e todo-o-terreno (queda de 4,38 por cento no gasóleo, acréscimo de 7,35 por cento na gasolina).Só em dois segmentos as vendas de automóveis a gasolina em 2006 foram maioritárias: no segmento económico eram a gasolina 81,03 por cento dos automóveis matriculados no ano passado e no inferior 62,04 por cento. Em 2006 foram matriculados em Portugal 194.702 automóveis ligeiros de passageiros, sendo 126.444 a gasóleo, 67.516 a gasolina e 742 com outros combustíveis ou eléctricos.O aumento das vendas entre 2005 e 2006 no segmento luxo, onde vários modelos viram as suas vendas reduzir-se, foram essencialmente influenciadas pelo Mercedes classe S (de 86 unidades em 2005 para 346 em 2006), pelo Mercedes CLS (de 227 para 494 automóveis), pelo Jaguar XK (de 6 para 36) e XJ (de 27 para 43) e pelo Aston Martin Vantage V8 (de 4 para 16).De salientar que no ano passado foi vendido em Portugal um Rolls Royce Phantom, ao contrário do ano anterior, em que não houve matrículas daquela marca. No segmento superior, destaque para os acréscimos de matrículas do Citroen C6 (de dois em 2005 para 64 em 2006), do Volvo S80 (de 75 para 150 unidades) e do BMW série 5 (de 1.776 para 2.594 unidades).

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