Vinho português registou vendas de 977 milhões euros em 2006
O sector português do vinho continua estagnado, com vendas de 977 milhões euros em 2006, em parte devido a menos consumo interno e mais concorrência nos mercados exportadores, de acordo com um estudo divulgado na passada semana. O estudo, da consultora DBK, revela que entre 2004 e 2006 a produção vendida manteve uma tendência de "estancamento", com o sector a registar ainda 1.600 produtores, apesar dos processos de concentração dos últimos anos.A consultora refere que as vendas no ano passado aumentaram cerca de 1 por cento face a 2005, altura em que ascenderam a 968 milhões de euros, menos 1,7 por cento que no ano anterior. As exportações de vinho português têm como destino principal a França, país que recebe cerca de 20 por cento do valor total exportado, sendo o Reino Unido, a Holanda, a Bélgica, o Luxemburgo e os Estados Unidos clientes destacados.O vinho do Porto é o principal componente das exportações, com umas vendas de 342 milhões de euros em 2005, equivalentes a 63 por cento do valor total do vinho exportado por Portugal. Em 2005 estavam inscritos no Instituto dá Vinha e do Vinho (IVV) cerca de 1.600 produtores de vinho. Um número considerável de produtores são cooperativas, predominantes quanto à elaboração de vinhos regionais e de mesa, ainda que a sua participação na produção total tende a reduzir-se.Nos últimos anos verificaram-se "importantes operações de concentração empresarial por parte de destacados produtores de vinho do Porto", no intuito de ampliar a sua carteira de marcas e variedades, gerar economias de escala e favorecer a capacidade exportadora. As cinco primeiras empresas do sector - Sogrape Vinhos, Grupo Symington, The Fladgate Partnership, Grupo Grande Cruz Porto e Grupo Sogevinus - geraram conjuntamente em 2005 cerca de 35 por cento do valor das vendas totais de vinho produzido em Portugal.
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