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Brigada de Trânsito não tem condições para fazer fiscalização eficaz na ponte Salgueiro Maia

Brigada de Trânsito não tem condições para fazer fiscalização eficaz na ponte Salgueiro Maia

Autoridades propõem restrições à circulação de tractores após registo de dois acidentes

A Brigada de Trânsito de Santarém não tem meios para poder controlar a velocidade excessiva que se pratica na ponte onde o risco de acidentes aumentou devido à circulação de tractores.

Quando decidiu abrir o Itinerário Complementar nº 10 (IC10) e a ponte Salgueiro Maia ao trânsito de máquinas agrícolas a Direcção de Estradas de Santarém prometeu uma maior fiscalização do tráfego, mas a Brigada de Trânsito (BT) de Santarém não tem condições para controlar aquela via rápida que liga Santarém e Almeirim. Faltam equipamentos e recursos humanos para uma atenção diária na ponte onde já ocorreram dois acidentes envolvendo tractores, tendo um deles provocado a morte de um condutor de um veículo ligeiro. A circulação de veículos agrícolas foi autorizada excepcionalmente devido às obras na ponte D. Luís, a montante, onde está interdita a circulação de pesados.Numa via onde é habitual ver carros a circular muito acima da velocidade permitida, que actualmente é de 90 quilómetros por hora, é raro a BT estar a controlar a velocidade na zona. É que a força de segurança apenas tem um radar para medir e registar a velocidade para todo o distrito de Santarém, atravessado por vias de grande volume de tráfego como as auto-estradas A1, A13, A23 ou a congestionada Estrada Nacional 118. A BT de Santarém também não pode fiscalizar o peso das cargas transportadas pelos tractores já que não possui uma única balança apropriada para o efeito. Confrontado com a situação, o comandante da BT de Santarém comenta que faz o que pode e reconhece que os meios “são insuficientes para fazer a cobertura eficaz de todo o distrito”. O capitão José Rosa admite que “não há grande capacidade para se fazer uma fiscalização apertada ou diária” na ponte Salgueiro Maia entre Almeirim e Santarém porque também “há falta de efectivos”. Mas ressalva que sempre que é possível são deslocadas patrulhas para aquela zona que incidem a sua acção de fiscalização nas condições em que a carga de pesados e tractores estão acondicionadas e na iluminação dos veículos. José Rosa lembra que praticamente todos os dias há acidentes nas auto-estradas na região o que implica uma grande taxa de ocupação dos agentes. Restringir circulação de tractoresO comandante da BT de Santarém considera que não é muito perigosa a circulação de veículos agrícolas no IC10 e na ponte, com duas faixas de rodagem em cada sentido e vista por muitos como uma via rápida, se houver cautela e os condutores respeitarem as regras. No entanto, José Rosa está preocupado com o tráfego nocturno de viaturas em marcha lenta e já propôs à Direcção de Estradas de Santarém (DES) que os tractores passem a circular nesta artéria de grande movimento apenas entre as 10h00 e as 18h00. Até agora os veículos agrícolas podem circular na travessia a qualquer hora excepto nos períodos de maior tráfego, entre as 8h00 e as 10h00 e as 18h00 e as 20h00. A DES ainda não se pronunciou sobre esta ideia. Já se verificou alguns tractores a circularem com uma iluminação insuficiente o que constitui um risco de acidente, ainda para mais quando a ponte não é iluminada, apesar de ter sido prometido na sua inauguração que iam ser colocados candeeiros. É para evitar que aconteçam mais acidentes graves que o capitão considera importante restringir a passagem dos tractores na travessia durante a noite. José Rosa adverte que os veículos agrícolas que usam a ponte devem estar bem sinalizados, com luzes visíveis e têm obrigatoriamente que circular na faixa da direita.O primeiro acidente com tractores na ponte aconteceu no dia 16 de Agosto. Um automóvel embateu contra a galera de um tractor tendo o condutor do veículo ligeiro morrido. O condutor do tractor sofreu ferimentos ligeiros. No dia 29 de Agosto, um camião carregado de areia embateu num tractor carregado com seis mil quilos de uvas, entre os quilómetros dois e três do IC 10, no sentido de Santarém para Almeirim. A carga do tractor ficou espalhada pelo pavimento o que provocou um segundo acidente entre duas viaturas.
Brigada de Trânsito não tem condições para fazer fiscalização eficaz na ponte Salgueiro Maia

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