
Brigada de Trânsito não tem condições para fazer fiscalização eficaz na ponte Salgueiro Maia
Autoridades propõem restrições à circulação de tractores após registo de dois acidentes
A Brigada de Trânsito de Santarém não tem meios para poder controlar a velocidade excessiva que se pratica na ponte onde o risco de acidentes aumentou devido à circulação de tractores.
Quando decidiu abrir o Itinerário Complementar nº 10 (IC10) e a ponte Salgueiro Maia ao trânsito de máquinas agrícolas a Direcção de Estradas de Santarém prometeu uma maior fiscalização do tráfego, mas a Brigada de Trânsito (BT) de Santarém não tem condições para controlar aquela via rápida que liga Santarém e Almeirim. Faltam equipamentos e recursos humanos para uma atenção diária na ponte onde já ocorreram dois acidentes envolvendo tractores, tendo um deles provocado a morte de um condutor de um veículo ligeiro. A circulação de veículos agrícolas foi autorizada excepcionalmente devido às obras na ponte D. Luís, a montante, onde está interdita a circulação de pesados.Numa via onde é habitual ver carros a circular muito acima da velocidade permitida, que actualmente é de 90 quilómetros por hora, é raro a BT estar a controlar a velocidade na zona. É que a força de segurança apenas tem um radar para medir e registar a velocidade para todo o distrito de Santarém, atravessado por vias de grande volume de tráfego como as auto-estradas A1, A13, A23 ou a congestionada Estrada Nacional 118. A BT de Santarém também não pode fiscalizar o peso das cargas transportadas pelos tractores já que não possui uma única balança apropriada para o efeito. Confrontado com a situação, o comandante da BT de Santarém comenta que faz o que pode e reconhece que os meios “são insuficientes para fazer a cobertura eficaz de todo o distrito”. O capitão José Rosa admite que “não há grande capacidade para se fazer uma fiscalização apertada ou diária” na ponte Salgueiro Maia entre Almeirim e Santarém porque também “há falta de efectivos”. Mas ressalva que sempre que é possível são deslocadas patrulhas para aquela zona que incidem a sua acção de fiscalização nas condições em que a carga de pesados e tractores estão acondicionadas e na iluminação dos veículos. José Rosa lembra que praticamente todos os dias há acidentes nas auto-estradas na região o que implica uma grande taxa de ocupação dos agentes. Restringir circulação de tractoresO comandante da BT de Santarém considera que não é muito perigosa a circulação de veículos agrícolas no IC10 e na ponte, com duas faixas de rodagem em cada sentido e vista por muitos como uma via rápida, se houver cautela e os condutores respeitarem as regras. No entanto, José Rosa está preocupado com o tráfego nocturno de viaturas em marcha lenta e já propôs à Direcção de Estradas de Santarém (DES) que os tractores passem a circular nesta artéria de grande movimento apenas entre as 10h00 e as 18h00. Até agora os veículos agrícolas podem circular na travessia a qualquer hora excepto nos períodos de maior tráfego, entre as 8h00 e as 10h00 e as 18h00 e as 20h00. A DES ainda não se pronunciou sobre esta ideia. Já se verificou alguns tractores a circularem com uma iluminação insuficiente o que constitui um risco de acidente, ainda para mais quando a ponte não é iluminada, apesar de ter sido prometido na sua inauguração que iam ser colocados candeeiros. É para evitar que aconteçam mais acidentes graves que o capitão considera importante restringir a passagem dos tractores na travessia durante a noite. José Rosa adverte que os veículos agrícolas que usam a ponte devem estar bem sinalizados, com luzes visíveis e têm obrigatoriamente que circular na faixa da direita.O primeiro acidente com tractores na ponte aconteceu no dia 16 de Agosto. Um automóvel embateu contra a galera de um tractor tendo o condutor do veículo ligeiro morrido. O condutor do tractor sofreu ferimentos ligeiros. No dia 29 de Agosto, um camião carregado de areia embateu num tractor carregado com seis mil quilos de uvas, entre os quilómetros dois e três do IC 10, no sentido de Santarém para Almeirim. A carga do tractor ficou espalhada pelo pavimento o que provocou um segundo acidente entre duas viaturas.

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