O sapo pirata
Sou cliente Sapo ADSL há alguns anos e tenho telefone fixo da PT. Há dias recebi um telefonema de alguém que me informou que iria beneficiar de um desconto de 5 Euros na mensalidade da internet e que as minhas chamadas para qualquer rede fixa passariam a ser gratuitas. A mesma pessoa acrescentou que haveria de aparecer uma página no meu computador e eu teria que activar a oferta.Achei estranho porque estamos num tempo em que ninguém dá nada a ninguém e nunca mais liguei ao assunto. Sexta-feira Santa, à noite, quando liguei o meu computador e acedi à Internet, em vez de entrar no site que tenho definido como “home page” apareceu-me no monitor uma página com o logotipo da Sapo e a informação que me iriam ser descontados na mensalidade da internet os tais 5 Euros, bastando para tal eu clicar no botão “Activar”.Não me precipitei. Segui os conselhos das entidades de apoio aos consumidores e li o que estava escrito com letrinhas pequeninas no rodapé da página. Ai as letrinhas pequeninas dos contratos!!! A oferta implicava um período de fidelização de um ano. Por princípio sou contra estes períodos de fidelização. Acho mesmo que deveriam ser ilegais. Nem nos casamentos há períodos de fidelização mínimos. São o sinal de que as empresas sabem que prestam tão mau serviço que só recorrendo a estratagemas contratuais conseguem manter clientes. Não activei a “generosa” oferta e fechei a página. Pensei que me tinha livrado do assunto. Puro engano. Ingenuidade minha. Há empresas que se encanzinam quando não vamos nas suas conversas. Foi o que aconteceu. De tempos a tempos a internet ia abaixo (coisa que não costuma ser habitual). De cada vez que a voltava a ligar, a página da promoção impunha-se no meu monitor. Fartei-me e liguei para o número gratuito que me era indicado 16200 para solicitar informações. Expliquei que queria o problema resolvido e não queria ver mais aquela página promocional. Remeteram-me para o apoio a clientes e para a assistência técnica.No sábado, dia 22, liguei para o apoio a clientes. Chamada paga do meu bolso, pois claro. Dezoito minutos de conversa para me acabarem por dizer que o problema devia ser do meu browser. Quem não se sentiria gozado? A empresa que me presta um serviço impõe-me uma página promocional e quando eu lhe peço que não o faça diz que o problema é meu. Como a Internet continuava a desligar de dez em dez minutos e de cada vez que eu reactivava a ligação tinha que gramar com a página promocional do Sapo ADSL, liguei para a assistência técnica. Finalmente reconheceram que o problema era deles mas resolução nada. Estou a escrever domingo de Páscoa às oito da noite e continuo com o mesmo problema. Tenho um sistema de protecção do computador. Firewall, spamkiller, etc, etc, mas como posso eu lutar contra um pirata informático que é o meu fornecedor de acesso à Internet? E a minha sorte é eu pagar pontualmente os 35,57 Euros. Olha se eu não pagasse??!!! Fernando Carvalho
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