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Queixas registadas no Livro de Reclamações ultrapassaram o meio milhão

O número de queixas registadas desde 2006 no Livro de Reclamações ultrapassava, em Junho, as 500 mil, verificando-se, no primeiro semestre deste ano, um total idêntico ao registado no período homólogo de 2008. Para o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, os 460 mil exemplares do Livro de Reclamações já vendidos e o número das queixas registadas demonstram uma valorização deste “mecanismo de regulação, face à ideia que pode ter consequências”.“A partir de certa altura, e com a intervenção da Autoridade da Segurança Alimentar e Económica (ASAE) os consumidores constataram que valia a pena reclamar”, acrescentou. O secretário de Estado anunciou, também, o lançamento do Livro de Reclamações electrónico que permitirá aos queixosos seguir on-line a evolução das suas reclamações.Das cerca de 95 mil reclamações apresentadas no primeiro semestre deste ano 53 mil foram encaminhadas para a ASAE, 16 mil para a Autoridade das Comunicações (ANACOM) e 10 mil para o Instituto da Mobilidade de Transportes Terrestres. O Banco de Portugal recebeu cerca de seis mil reclamações registadas e a ERS cerca de 3.700.

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