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Há cursos do Politécnico de Santarém com taxas de empregabilidade de cem por cento

Presidente Jorge Justino diz que uma das próximas apostas é no sistema e-learning
Quais são as novas ofertas das escolas do Politécnico?Ultimamente, para além das licenciaturas, tem-se apostado nos CET (Cursos de Especialização Tecnológica), nas pós-graduações, nomeadamente mestrados, e na formação ao longo da vida, particularmente com ensino pós-laboral. Todos os anos lectivos têm sido abertos novos cursos nas diferentes áreas científicas.Que tipo de ensino os candidatos podem encontrar nas escolas do IPS?A nossa formação é muito diversificada, desde CET, licenciaturas e pós-graduações, nomeadamente mestrados, distribuída pelas valências das cinco Escolas: Agrária, Educação, Gestão e Tecnologia, Desporto e Saúde. No entanto, é de especificar que o nosso ensino é profissionalizante, numa perspectiva do saber fazer, onde a realidade prática é uma componente importante. Presentemente, vamos apostar em algum desenvolvimento no e-learning.Quais são os cursos com maiores saídas para o mercado de trabalho e porquê?A maioria dos cursos dá aos diplomados grande empregabilidade, maior que 80 por cento, embora os cursos na área da saúde e alguns na área do desporto dêem uma empregabilidade muito elevada, perto dos 100%.Há tempos falou-se na anulação de alguns cursos com menos alunos. Como está esse processo e quais são os curso a encerrar?Na generalidade, não têm sido encerrados cursos por falta de alunos; no entanto, um ou outro curso pode abrir alternadamente.Os alunos que estudam no politécnico são ainda basicamente da região ou o número dos que vêm de outras regiões tem vindo a crescer?O maior número de candidatos é da região. No entanto, apesar de recebermos estudantes de todo o país e do estrangeiro, os distritos mais representativos, em termos de origem dos alunos, são Leiria, Setúbal, Lisboa e a região do Alto Alentejo.Há institutos politécnicos de outros distritos que estão a captar alunos na zona de Santarém. Os cursos que estes oferecem são diferentes dos do Politécnico de Santarém?Pode ocorrer essa hipótese em áreas de formação diferentes das nossas, nomeadamente na engenharia/tecnologia.O Politécnico também tem vindo a promover os seus cursos noutras regiões?Tem sido feita grande divulgação da nossa formação, ao nível de todo o país, em feiras, encontros de formação/empregabilidade e através de publicidade nos órgãos de comunicação social.Que tipo de relação tem o IPS com os politécnicos vizinhos?O Instituto Politécnico de Santarém tem excelentes relações com todos os Politécnicos e Universidades, tendo estabelecido vários protocolos na área do ensino e da investigação e até consórcios na área da investigação. No entanto, será fundamental o estabelecimento de um consórcio mais representativo, em termos de cooperação pedagógica, científica e de desenvolvimento, envolvendo várias instituições do Ensino Superior.Tem havido algumas dificuldades ao nível do financiamento dos politécnicos. Como está a situação ao nível do IPS?A presente assinatura do Contrato de Confiança no Ensino Superior para o futuro de Portugal, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pelos presidentes dos Institutos Superiores Politécnicos, veio dar uma perspectiva de evolução do Ensino Superior Politécnico, com objectivos ambiciosos a atingir, nomeadamente a obtenção de níveis de sucesso escolar equivalente aos dos países da OCDE e a diversidade da oferta formativa.Dado que a proposta de financiamento inicial não corresponde à realidade actual, com a alteração do Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior Politécnico e as medidas restritivas anunciadas pelo Governo, será muito difícil cumprir, na íntegra, os objectivos propostos, com uma situação financeira, actual, mais deficitária.O processo de adaptação a Bolonha está concluído? As dificuldades estão ultrapassadas?O processo de adequação dos cursos está concluído e as dificuldades foram todas ultrapassadas.Qual é o balanço de Bolonha em relação ao IPS?O balanço de Bolonha em relação ao IPS, na generalidade, foi positivo, embora a formação seja mais curta em tempo. No entanto, deu-se um incremento significativo na internacionalização, nomeadamente na mobilidade dos estudantes e pessoal docente e não docente, no reconhecimento dos graus académicos ao nível internacional e na acreditação de módulos didácticos ministrados em diferentes instituições.

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