uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Presidente da Junta de Alverca manda tirar peças de exposição sem dar qualquer explicação ao autor

Presidente da Junta de Alverca manda tirar peças de exposição sem dar qualquer explicação ao autor

Afonso Costa nem sequer disse ao artesão José Pereira das Neves onde podia ir buscar as peças que estão num armazém da autarquia

Presidente da junta não gostou que artesão tornasse público o desinteresse da junta pela exposição e mandou retirar as peças do artesão sem lhe dar qualquer explicação.

O artesão de Alverca, José Pereira das Neves, não perdoa ao presidente da junta local a atitude que este teve de mandar retirar as suas peças de artesanato que estavam em exposição no mercado do Choupal, sem lhe passar cavaco. O presidente, Afonso Costa (PS), diz que o artesão não fazia a manutenção das peças que representam locais da freguesia (como o pelourinho e o núcleo museológico) e aproveitou esse facto para as encaixotar sem informar o autor ou pelo menos lhe dizer para as ir buscar. José Pereira das Neves lamenta a atitude e critica a falta de frontalidade do presidente da freguesia. Este defende que o artesão lhe conferiu legitimidade para decidir, quando não respondeu à solicitação da junta para ir fazer a manutenção das peças. O autarca não gostou de ver o assunto tratado na praça público e virou as costas ao artista. Até agora, apesar de já terem estado juntos em iniciativas na freguesia, Afonso Costa, nem sequer disse a José Pereira das Neves onde estão os caixotes com os artigos que muito suor lhe custou para as fazer. Mas O MIRANTE sabe que as peças estão guardadas num armazém da junta de freguesia. “O presidente da Junta de Freguesia de Alverca é um senhor sem carácter e teve para comigo uma atitude extremamente condenável”, desabafa José Pereira das Neves. “Apesar de já ter estado com ele em iniciativas na freguesia ele nunca me disse nada, não foi capaz de dar uma simples justificação para ter removido as peças. Acho que não seria demais um presidente da junta falar com um velhote de 80 anos que despendeu dezenas de horas a montar tudo e ainda gastou dinheiro nos materiais”, lamenta o artesão. Além de uma explicação o artesão reclama que se existirem peças danificadas que sejam reparadas por Afonso Costa. Afonso Costa diz que gostava que o artesão levasse “o material todo”, porque, diz, não é a ir para os jornais denunciar a situação que as coisas se resolvem. E cobra o que a junta fez para disponibilizar a exposição, quando foi esta que até pediu ao artista para fazer mais peças sobre a freguesia para colocar na mostra. “Nós demos um espaço, fizemos uma festa de inauguração e adaptámos o mercado para o receber”, refere o autarca. Sobre se vai entregar os artigos ao autor, Afonso Costa diz que estas “estão guardadas em caixas até decidirmos o que fazer”. “Temo-nos encontrado várias vezes na associação dos reformados mas ele não fala do assunto e nós também não, é um assunto encerrado”, conclui o presidente da junta.
Presidente da Junta de Alverca manda tirar peças de exposição sem dar qualquer explicação ao autor

Mais Notícias

    A carregar...